Cursos de ensino a distância fazem sucesso - Reprodução da internet
Cursos de ensino a distância fazem sucessoReprodução da internet
Por FRANCISCO ALVES FILHO

Cresce cada vez mais o uso do Ensino a Distância como forma de preparação para as profissões, seja em cursos de Nível Superior ou Técnico. As vantagens são muitas: o aluno tem flexibilidade de horário para estudar, o custo é menor e não é preciso que o estudante se desloque. Mas é preciso lembrar o outro lado. Muita gente não se adapta a um método de estudo em que não há alguém próximo para cobrar desempenho e atenção. Por isso, não são poucos os que desistem. (Leia também: Prós e contras do Ensino a Distância)

Na coluna de hoje, Fernanda Guimarães, coordenadora de atendimento em EAD da UniCarioca, dá dicas importantes para quem pretende começar a fazer um curso pelo computador e quer chegar até o fim. Aí vão as sugestões:

Crie um cronograma

Você precisa de tempo suficiente para revisar as matérias abordadas em aula. Portanto, organize seu material de estudo, montando um planejamento. As metas traçadas devem ser tangíveis. Uma boa dica é começar a estudar com algumas semanas de antecedência e programar os horários de estudos.

É importante também priorizar as matérias que você tenha mais dúvidas, pois, se existem disciplinas mais difíceis, o ideal é que o tempo dedicado a elas seja maior.

UNIÃO.
Publicidade
"A grandeza de uma profissão é talvez, antes de tudo, unir os homens: não há senão um verdadeiro luxo e esse é o das relações humanas", Antoine de Saint-Exupéry, escritor, autor de "O Pequeno Príncipe".
Publicidade
PARA APRENDER À DISTÂNCIA (2)
Comece a estudar antecipadamente
Publicidade
A professora Fernanda Guimarães aconselha que tudo relativo ao curso seja feito em um tempo hábil para que possa ser visto e relembrado. Atitudes muito comuns para tantos estudantes, como pegar um caderno somente um dia antes da prova, só fará aumentar o seu nervosismo, não ajuda em nada. Fernanda sugere que o aluno organize seu estudo e inicie de forma antecipada. A administração do tempo é um ponto importante para os alunos de EAD.
Publicidade
PARA APRENDER À DISTÂNCIA (3)
Fuja das distrações
Publicidade
Outro ponto importante destacado pela professora da UniCarioca é manter o foco na hora da preparação: fique afastado do celular, videogame e TV se for preciso. Tenha disciplina também para usar o computador somente para este fim e não desvie para as inúmeras possibilidades de navegação na internet, como as redes sociais. Sabemos que é difícil, mas é importante.
Publicidade
PARA APRENDER À DISTÂNCIA (4)
Faça resumos das matérias
Publicidade
Uma ótima dica é fazer resumos. Deixe-os sempre à mão para facilitar a dinâmica de estudos, pendurando os textos na parede, na geladeira ou colocando-os no criado-mudo para ler e reler antes de dormir. Assim, sempre que tiver um tempo livre, você dará uma olhada neles. Seguindo as sugestões da professora Fernanda Guimarães, você aproveitará melhor o seu curso de EAD..
Você pode gostar
Comentários