- Divulgação/ESL
Divulgação/ESL
Por FRANCISCO ALVES FILHO

O primeiro semestre de 2018 registrou crescimento de alunos nos cursos de games. Algo que combina com as boas notícias do setor: houve aumento de 13% nas vagas de estágio e também crescimento de 73% nos postos de empregos desde 2015.

Esses números impactaram o mercado de entretenimento digital do Rio de Janeiro. A Cidade ocupa o 3º lugar do ranking de novas vagas de emprego. Os principais motivos que levam os brasileiros a procurar este tipo de formação, além da possibilidade de uma nova carreira, são a curta duração e o baixo investimento, importantes para quem quer recomeçar, sem grandes custos.

Veja também: Mercado de trabalho está aquecido para quem trabalha em games

"O desenvolvimento do mercado não tem ocorrido apenas em números, mas houve mudança também na demografia dos jogadores e desenvolvedores", diz Rogério Felix, coordenador da Escola Zion de games.

Os e-games têm sido uma das maiores inspirações. O Brasil é, atualmente, 12º colocado na lista de países com Pro Players mais endinheirados e premiados do mundo. A China ocupa o primeiro lugar; na sequência, estão EUA, Coreia do Sul, Suécia, Dinamarca, Alemanha, Canadá, Rússia, Ucrânia, França e Reino Unido.

O Brasil aparece como o país da América do Sul mais bem posicionado na lista de e-atletas mais consagrados com relação a premiações.

CALENDÁRIO DO PROUNI
Publicidade
Anote aí: as inscrições para as vagas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) começam no dia 20 de outubro. O prazo final para inscrição de candidato ainda não matriculado na instituição de educação superior em que deseja é dia 24 de outubro.
No segundo semestre, o Prouni ofereceu um total de 174.289 vagas para bolsas de estudo em 1.460 instituições de ensino privadas em todo o país.
Publicidade
CURSOS DE GAMES SÃO BOA OPÇÃO (2)
Publicidade
No setor de games e publicidade, o segmento de animação tem mercado promissor quando aplicado na produção e desenvolvimento de jogos eletrônicos. Somente em 2016, animações embutidas em games geraram R$ 1,22 bilhão e para uso corporativo e publicidade movimentou R$ 800 milhões, em 2016.
Mediante o crescimento da indústria, o setor de entretenimento digital (que engloba games, cinema, design, publicidade, animação, entre outros) bate record na temporada de estágios e oportunidade de emprego.
Publicidade
CURSO DE GAMES SÃO BOA OPÇÃO (3)
Publicidade
Somente no primeiro semestre as vagas para estágios cresceram 13,4% no país, passando de 178.992 no primeiro semestre de 2017 para 203.062 no primeiro semestre deste ano. O país tem atualmente 369.389 estagiários contratados, com taxa de 44% de contratação posterior, quando o estudante se forma. Apesar dos números positivos, cerca de 3 milhões de jovens ainda aguardam uma oportunidade.
Publicidade
GENIALIDADE.
"Ninguém pode chegar ao topo armado apenas de talento. Deus dá o talento; o trabalho transforma o talento em gênio", Ana Pavlova, bailarina russa que viveu no Século XIX.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários