Marinha do Brasil - Divulgação / Ministério da Defesa
Marinha do BrasilDivulgação / Ministério da Defesa
Por FRANCISCO ALVES FILHO

Entre as várias possibilidades de ingresso na carreira militar, uma das mais interessantes é trabalhar no quadro temporário, como oficial da Marinha. Os oficiais temporários podem ser do Corpo de Engenheiros ou do Quadro Técnico (Nível Superior). Essa opção profissional é o tema da coluna de hoje.

Para os temporários, o prazo de permanência nas Forças Armadas é de no máximo oito anos, sem ter direito a estabilidade no cargo ao final do período. No entanto, os RM2, como são conhecidos os oficiais temporários, têm uma boa remuneração, o que torna essa carreira militar bastante atraente. (Conheça a remuneração de todos os postos da Marinha)

O ingresso é feito através de provas escritas e prova de títulos. Os temporários entram como Guardas-Marinha e fazem um estágio de três meses. Depois disso, vão trabalhar em organizações militares em um dos nove distritos navais espalhados pelo país. 

Depois de seis meses, passam a segundos-tenentes e com mais seis meses de trabalho são promovidos a primeiros-tenentes, posto que ocuparão pelo restante dos anos que estiverem na Marinha.

Para essas funções, só tem possibilidade de concorrer quem já tenha formação profissional nos vários cursos que interessam às Forças Armadas, que estão listados ao lado.

OFICIAL TEMPORÁRIO DA MARINHA (2)
Publicidade
Administração, Arquivologia, Comunicação Social, Desenho Industrial, Direito, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Naval, Engenharia Nuclear, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia de Sistemas de Computação, Engenharia de Software, Telecomunicações, Estatística, Física, Geofísica, Geologia, Meteorologia, Oceanografia, Pedagogia e Tecnologia da Informação.
Publicidade
OFICIAL TEMPORÁRIO DA MARINHA (3)
A Marinha do Brasil oferece excelentes oportunidades aos que gostam de estudar, possibilitando a participação em processos seletivos internos para cursos, pós-graduações e mestrados.
Publicidade
Ao fim do tempo de serviço ou no caso de não haver renovação anual, o oficial temporário receberá uma remuneração por cada ano trabalhado. Hoje, caso cumpra o período de oito anos, isso pode representar cerca de R$ 100.000,00.
Publicidade
DIREITO AMERICANO NA FGV
A FGV Direito Rio promove entre os dias 26 e 29 de novembro o curso internacional American Criminal Justice System, para familiarizar os participantes com as leis e o funcionamento da justiça criminal americana. Será ministrado pelo professor da Columbia Law School Jed Rakoff, o juiz responsável por presidir o processo envolvendo a Petrobras e acionistas nos EUA, que resultou no acordo com maior valor já pago por empresa estrangeira.
Publicidade
SORTUDO.
Publicidade
"Eu acredito demais na sorte. E tenho constatado que, quanto mais duro eu trabalho, mais sorte eu tenho", Thomas Jeferson, terceiro presidente dos Estados Unidos, é o principal autor da declaração de independência americana.
Você pode gostar
Comentários