Petróleo e gás de novo em alta

Para a Firjan, empregos vão surgir

Por

Com dólar fraco e estoques em alta, petróleo opera sem direção única,
Com dólar fraco e estoques em alta, petróleo opera sem direção única, -

A entrada de empresas estrangeiras na exploração do pré-sal brasileiro abre novas perspectivas para o mercado de trabalho no setor de petróleo e gás, especialmente no Norte Fluminense. Na avaliação da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) serão necessários grandes investimentos para a retomada da dinâmica econômica.

Segundo a gerência de Petróleo, Gás e Naval da entidade, os investimentos mapeados para o setor até 2023 devem chegar R$ 143 bilhões. O aumento da oferta e das contratações não acontecerá imediatamente, mas à medida que o processo de exploração e produção de petróleo avançar.

Veja também: Petróleo e gás voltou a ser uma boa carreira?

"Além da geração de empregos diretos e indiretos na fase de construção, é importante lembrar que também serão demandados outros investimentos e mais postos de trabalho com o início da operação e nas fases de manutenção desses ativos" analisa Fernando Montera, especialista em Petróleo e Gás da Firjan.

O setor de petróleo paga acima da média das indústrias, por causa da especificidade técnica exigida do profissional.

"Cidades como Macaé, Campos e São João da Barra devem demandar bastante mão de obra técnica, por isso é importante se capacitar", destaca Ivana Licurgo, Gerente Regional da Firjan SENAI SESI no Norte Fluminense.

PETRÓLEO E GÁS DE NOVO EM ALTA (2)

As unidades Firjan SENAI do Norte Fluminense oferecem capacitação tanto para quem quer ingressar no mercado de petróleo, quanto para quem já possui conhecimento. As grandes apostas são os cursos técnicos de automação, eletrotécnica e mecânica, pintor de rolo e trincha e manutenção de equipamentos que possuem alta empregabilidade.Para quem deseja se qualificar e aprimorar conhecimentos, as oportunidades estão nos cursos de soldador de aço carbono revestido 6G; inspeção de instalações elétricas de baixa tensão, de sistemas elétricos industriais e hidráulica industrial.

ADITAMENTO DO FIES

É bom ficar de muito atento ao calendário. Os estudantes que fizeram contrato com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) até 31 de dezembro de 2017 terão até o dia 30 de novembro para fazer o aditamento do contrato pelo sistema SisFies, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

O prazo antes terminava em 23 de novembro, mas foi estendido em função do feriado da Proclamação da República.

CUIDADO COM AS REDES SOCIAIS

Cezar Antonio Tegon, presidente do Elancers Corporate e CEO do Vagas Online, alerta que o perfil e as atividades nas redes sociais podem beneficiar ou eliminar um candidato à uma vaga de emprego. "Todos os recrutadores costumam olhar seus comportamentos no Facebook e LinkedIn, por exemplo. Na entrevista, vemos o que o candidato quer passar, mas existe sempre um outro lado que ele não conta, e gostamos de conhecer o lado pessoal de cada um deles".

MÉTODO

"Todos os erros humanos são impaciência, uma interrupção prematura de um trabalho metódico", Franz Kafka, escritor tcheco, nascido em 1883 e falecido em 1924,autor de romances importantes como A Metamorfose, O Processo e O Castelo.

Comentários