Estudantes na Universidade Nacional de Brasília - Wilson Dias / Agência Brasil
Estudantes na Universidade Nacional de BrasíliaWilson Dias / Agência Brasil
Por FRANCISCO ALVES FILHO

Diante de tantas opções de carreiras, quem pretende seguir a área de Humanas fica em dúvida. Realmente, há muitos caminhos interessantes. O site Quero Bolsa, que reúne 1.164 faculdades parceiras, fez um levantamento para saber quais os cursos mais procurados nesse campo. A coluna mostra alguns dos resultados.

Em primeiro lugar ficou o curso de Administração. A faculdade prepara profissionais para atuar no gerenciamento de recursos materiais, financeiros e humanos de uma empresa ou organização - seja ela privada, pública ou do terceiro setor.

Depois, Pedagogia, que coloca no mercado especialistas em educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos. Também prepara para as funções de suporte pedagógico, como direção, supervisão e orientação educacional.Em terceiro vem a faculdade de Direito, onde os advogados são preparados para cuidar da aplicação das leis e normas jurídicas vigentes em um país ou região.

Na sequência, dois cursos que muita gente nem imagina que são da área de Humanas: Ciências Contábeis (que várias pessoas associam à área de Exatas) e Psicologia (que é erradamente relacionada à área de Biológicas). Depois aparecem as carreiras de Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo, Marketing, Publicidade, Design Gráfico e História (Veja aqui os prós e contras da carreira de História).

 

Inscrições no Fies até o dia 14
Publicidade
O período de inscrição nas modalidades Fies e P-Fies vai até 14 de fevereiro. O resultado sai no dia dia 25. Candidatos pré-selecionados na modalidade Fies deverão complementar e concluir a inscrição no sistema FiesSeleção entre 26 de fevereiro e 7 de março. A convocação dos candidatos participantes da lista de espera ocorrerá de 27 de fevereiro a 10 de abril.
Os candidatos que tiveram adiadas a inscrição do primeiro e segundo semestres de 2018 vão poder concluir a inscrição entre os dias 28 de fevereiro e 11 de março.
Publicidade
 
Segunda chamada do Prouni
Publicidade
A lista com os nomes dos selecionados em segunda chamada será divulgada no dia 20 de fevereiro. Os candidatos pré-selecionados no ProUni em primeira chamada deverão comparecer à instituição de ensino superior escolhida para entrega de documentação que comprove as informações prestadas no período de 6 a 14 de fevereiro. O prazo para quem for pré-selecionado em segunda chamada vai de 20 a 27 de fevereiro
 
Publicidade
Bolsas ibero-americanas do Santander
Estão abertas as inscrições para a edição de 2019 do Programa de Bolsas Santander Ibero-Americanas. São 750 bolsas de para alunos de graduação e pós-graduação do Brasil que visam estudar em um dos 9 países participantes: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai. A bolsa de estudo tem valor equivalente a 3 mil euros. Estudantes poderão se inscrever por meio do App Santander Universitário, gratuito.
Publicidade
 
Sonhos
Publicidade
 "Não há nada como o sonho para criar o futuro. Utopia hoje, carne e osso amanhã", Victor Hugo, romancista, poeta, dramaturgo, ensaísta, artista, estadista e ativista pelos direitos humanos francês.
Você pode gostar
Comentários