Por

Rio - É uma dúvida de muitos consumidores durante a contratação de assistência técnica, oficinas mecânicas e reformas. É importante saber que a cobrança para realização de orçamento não é proibida. O consumidor, contudo, deve ser devidamente informado quanto será cobrado antes da contratação. A informação não pode vir após a conclusão do serviço. Usualmente, o orçamento terá validade de 10 dias.

Após a aprovação, ele não poderá mais ser alterado e deve ser cumprido integralmente pelo fornecedor. Nenhuma nova cobrança pode ser feita, a não ser que haja negociação e expressa autorização do consumidor. Serviços realizados por terceiros, que não estejam previstos, também não podem ser cobrados. É importante lembrar que, independentemente da recusa em efetuar o pagamento exigido para a realização do orçamento, o produto deve ser obrigatoriamente restituído ao consumidor.

IRREGULAR.
Publicidade
Exigir nota promissória, cheque caução ou qualquer outra garantia como condição de atendimento médico-hospitalar é considerado uma prática abusiva. Se isso ocorrer, denuncie! Faça valer seus direitos.
Publicidade
VAGÃO DAS MULHERES
Estação de botafogo do metrô Linha 2
Estação de botafogo do metrô Linha 2DIVULGAÇÃO
As composições de trem Pavuna a Botafogo não tem mais o carro das exclusivo das mulheres. Os homens tomaram conta! Não há mais guardas nas estações, estamos abandonadas. Só vemos um agente de segurança para acompanhar algum deficiente.
Publicidade
Suely Martins Bertho, Botafogo - Rio de Janeiro
O Metrô Rio informa que, conforme as Leis Estaduais 4.733/2006 e 7.250/2016 em vigor, destina um vagão somente para as mulheres, de 6h às 9h e das 17h às 20h. A Concessionária mantém agentes de segurança nas plataformas para coibir a entrada dos homens nos vagões femininos.
Publicidade
Assessoria de Imprensa Metrô Rio
Publicidade
NÃO RECEBI
Comprei uma lavadora Brastemp pelo televendas da Americanas no dia 29/01 com entrega para até 11 dias. Mas não recebi o produto. Na última ligação informaram que o prazo de entrega foi prorrogado. Quero cancelar a compra, pois o prazo inicial não foi cumprido.
Publicidade
Ciraldo Nogueira dos Santos - Teixeira, Itaguaí.
A Americanas.com providenciou o cancelamento da compra, de acordo com a solicitação do cliente Ciraldo em 13/02. O estorno ocorrerá no prazo de 1 a 2 faturas do cartão de crédito do cliente.
Publicidade
Assessoria de Imprensa Americanas.com
Publicidade
BILHETE ÚNICO
Preciso de sua ajuda, no sentido de recuperar o valor que estava contido em meu bilhete único. Ocorre que há uma semana quando tentei passar o referido bilhete recebi como resposta que este estava expirado.
Publicidade
Luís Kleber dos Santos,
Engenho novo - Rio de Janeiro
Entramos em contato com o cliente a fim de esclarecer o ocorrido com o cartão que estava há bloqueado por estar sem utilização há mais de 120 dias sem uso.
Publicidade
Assessoria de Imprensa Riocard
Publicidade
MUDANÇA DE PLANO
No site da TIM Live mostra uma promoção dos planos de internet onde o plano de 70MB custa R$ 109,90. Liguei para o suporte do Tim Live para alterar o meu plano de 50MB para o de 70MB pelo valor e condições informados no site e o atendimento retornou que a promoção somente é válida para cliente novos, ferindo a resolução 632 da Anatel.
Publicidade
Marcelo Andrade de Barros, Moneró - Rio de Janeiro.
A TIM informou ao cliente que, conforme o solicitado, a sua internet foi alterada para o plano de 70MB.
Publicidade
Assessoria de Imprensa TIM
Publicidade
DÚVIDAS FREQUENTES
Victor Gonçalves Aderaldo, especialista em direito do consumidor
Victor Gonçalves Aderaldo, especialista em direito do consumidorDivulgação
Na semana da Páscoa, a corrida às lojas fica ainda maior e o consumidor deve prestar atenção a seus direitos para que não seja prejudicado ou lesado. O cliente deve ficar atento a toda informação incorreta ou falsa, pois, se ocorrer, será considerada propaganda enganosa. Além disso, também não podemos esquecer de verificar a veracidade das informações de promoções, guardando os materiais de divulgação, como folhetos, encartes. Ao comprar barras de chocolates ou ovos de páscoa, é preciso observar a data de validade do produto, assim como suas informações de peso líquido e ingredientes de composição, uma vez que certas doenças como diabetes ou intolerância, impedem a ingestão de glúten e açúcar, além do que antes da ingestão analise se o produto está em condições de consumo. Além disso, os ovos destinados ao público infantil devem trazer o selo do Inmetro e a idade recomendável para o brinquedo. E não se esqueça de exigir a nota fiscal, pois é o documento que garante e assegura os direitos do consumidor.
Publicidade
Você pode gostar
Comentários