Mais Lidas

Telefonia lidera ranking

O resultado não é nenhuma surpresa, mas não deixa de ser um alerta para consumidores mais antenados com seus direitos e deveres

Por O Dia

Rio - Quem nunca perdeu parte do seu dia tentando resolver um problema junto ao prestador de serviços? Segundo a Proteste, as empresas de telefonia estão no topo da lista de mais reclamadas. O resultado não é nenhuma surpresa, mas não deixa de ser um alerta para consumidores mais antenados com seus direitos e deveres. As cinco empresas mais reclamadas são: Oi, Vivo, Sky, Claro e Net. Os motivos são problemas na entrega, descumprimento da oferta, cobrança de dívidas e produto ou serviço não adequado ao uso.

As empresas de telefonia, TV e internet também figuram entre as mais reclamadas pelos consumidores do Reclamar Adianta (www.reclamaradianta.com.br), seguidas das concessionárias de energia e água. O ponto positivo é que cada vez mais empresas estão dispostas a resolver os conflitos de forma extrajudicial, evitando que o consumidor recorra ao judiciário para resolver seus problemas.

 

NÃO CUMPRE PRAZOS

Comprei um celular no site do Carrefour. O celular está com problemas na bateria. Solicitei a troca do produto e fui informado que, em até seis dias, eu receberia o código de postagem. Mas não recebi retorno da loja.

Ana Rita Azevedo - Centro, Rio de Janeiro

A rede informa que confirmou o recebimento do código de postagem dos Correios e esclareceu que, assim que o produto retornar para a empresa, será avaliado para prosseguir com o cancelamento da compra e reembolso do valor pago por ela.

Assessoria de Imprensa Carrefour

TROCA DE PRODUTOS

Há uma semana comprei uma calça jeans da marca Carrefour para presentear meu irmão, mas a calça não serviu. Retornei ao local para tentar realizar a troca, mas como eu não possuía a nota fiscal a troca não pode ser realizada.

Maria de Fátima de Melo - Cachambi, Rio de

Janeiro

A rede informa que, em contato com Maria de Fátima, esclareceu o procedimento de troca, porém, por liberalidade, realizará a troca do item em questão na loja em que a compra foi realizada pela cliente.

Assessoria de Imprensa Carrefour

DÚVIDAS FREQUENTES

melissa areal pires - divulgação

Você sabia que as operadoras de planos de saúde são obrigadas a justificar negativas de cobertura por escrito aos beneficiários que solicitarem? Em 7 de fevereiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a lei estadual de Mato Grosso do Sul que obriga as operadoras de planos a informar o motivo da negativa de cobertura de assistência médica. O STF confirmou que a lei permite a concretização de direitos previstos na Constituição e no Código de Defesa do Consumidor, especialmente o direito à informação e transparência na relação contratual. O entendimento da Corte reforça a regulação da ANS, que obrigou as operadoras a prestarem, imediatamente, aos seus beneficiários, as informações e orientações sobre o serviço assistencial solicitado, esclarecendo se há cobertura obrigatória. Nas hipóteses em que não seja possível fornecer resposta imediata, as operadoras têm prazo para responder aos beneficiários. Caso negue a cobertura, a prestadora deve informar o motivo e o dispositivo legal, devendo tais informações serem encaminhadas por escrito ao beneficiário em até 24h.

TELEFONE COM DEFEITO

É um absurdo! Minha linha de telefone fixo está com defeito há mais de 15 dias, desde 14/03. Já reclamei com a empresa várias vezes e até com a Anatel. A informação que recebi é a de que a linha seria consertada em até 48 horas, mas não foi!

Elizete Monteiro Franca da Silva - Bonsucesso , Rio de Janeiro

O Centro de Relacionamento com o Cliente TIM entrou em contato com a Sra. Elizete Monteiro e lamentou o ocorrido, informando que a equipe técnica está tratando o caso com prioridade a fim de solucionar o problema em questão. Em virtude dos transtornos causados, a cliente recebeu, em créditos, R$ 24,50 referentes ao período em que o serviço estava indisponível.
Assessoria de Imprensa TIM

ESGOTO

Minha rua não tem uma ligação com a rede de esgoto, por isso uma bomba era instalada, pelo menos duas vezes na semana, para drenar o esgoto. Há dois meses a empresa responsável pela ligação da bomba não aparece.

Anderson Daleck, Santa Cruz - Rio de Janeiro

A bomba que fazia a drenagem no esgoto da rua apresentou defeito e parou de funcionar. A empresa responsável já providenciou o reparo do aparelho. Assim que a bomba estiver consertada, a drenagem do esgoto voltará a acontecer.

Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação.

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários