A tendência de cobrança de passagem é mundial, da mesma forma como está se cobrando a alimentação a bordo
Por O Dia
Rio - Infelizmente, a prometida redução no valor da passagem aérea não ocorreu. Segundo a Agência Nacional Aviação Civil (ANAC), o principal motivo foi o aumento do querosene, responsável por 30% dos custos e despesas dos serviços de transporte aéreo no Brasil. O litro do querosene ficou em 24% acima da média verificada no ano passado.
Além disso, os custos das companhias aéreas são suscetíveis à variação do dólar, com reflexo direto sobre combustíveis, arrendamento de aeronaves e seguro da frota - itens que representam, em conjunto, 50% dos custos e despesas da indústria aeronáutica.
Na verdade, a tendência de cobrança de passagem é mundial, da mesma forma como está se cobrando a alimentação a bordo. Em troca, assentos mais apertados e cada vez menos benefícios ao consumidor. A única mordomia é a água, servida, ainda, de graça.
Plano de saúde
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Minhas faturas do plano de saúde são pagas por débito automático, mas em outubro do ano passado não foram debitadas. A fatura de novembro foi paga normalmente e em dezembro recebi o aviso de que o mês de outubro estava em aberto. Pedi um novo boleto e as faturas, em atraso, foram pagas. Para minha surpresa, ao levar minha filha a uma consulta fui informada que não poderia ser atendida, pois o plano havia sido cancelado.
Ana Beatriz Lima Rocha Nogueira, Tijuca - Rio de Janeiro
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A Unimed-Rio informa que o cancelamento do contrato se deu de forma correta após o não pagamento das mensalidades referentes a outubro e novembro de 2017. Por liberalidade da cooperativa, o contrato foi reativado e encontra-se pronto para ser utilizado. As faturas referentes pendentes serão enviadas para o e-mail da cliente para pagamento.
Assessoria de Imprensa Unimed
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Quanta demora!
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Sou usuária da linha 497 há anos e o serviço está cada vez pior. Após 21h, os ônibus demoram muito a passar no Centro sentido Penha. Na sexta-feira somem! Tenho sempre que pegar dois para chegar em casa.
Heloísa Helena Gomes, Penha, Rio de Janeiro
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A Secretaria Municipal de Transportes informa que o consórcio responsável pela linha 497 foi autuado três vezes nos últimos meses por circular com frota abaixo do determinado. O monitoramento é permanente. Denúncias: 1746 ou da Ouvidoria da SMTR.
Assessoria da Secretaria
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Poda de árvore
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Há mais de um ano estamos solicitando a poda de uma árvore em frente ao número 475 da Rua Teodoro da Silva. Os galhos estão entrando na varanda dos apartamentos. Registramos dois protocolos no 1746, um em 2017 e um em 2018, sem resposta.
Gil Wagner Ferreira de Azevedo, Grajaú - Rio de Janeiro
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A Comlurb informa que o serviço foi programado. Durante a vistoria foram identificados galhos em conflito com a rede elétrica, e para que o manejo do vegetal possa ser realizado com segurança contará com o apoio da Light.
Assessoria da Comlurb
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Compras online
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Fiz compra no dia 16 de março no site do Carrefour. A entrega seria feita por um parceiro deles, a Webfones. Faturaram o valor no meu cartão e não obtive mais resposta do site e nem do SAC. Entrei em contato com o parceiro, que informou não ter pedido com o meu CPF.
Saulo Morais, Santa Teresa - Rio de Janeiro
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O Carrefour informa que confirmou o recebimento do produto em 02/04 diretamente da empresa responsável pela venda e entrega do item.
Assessoria de Imprensa Carrefour
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DÚVIDAS FREQUENTES
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A energia elétrica é um serviço essencial que tem se tornado cada dia mais caro. Além de pagarmos impostos, temos diferentes tarifas em determinados períodos. São aquelas três bandeirinhas verde, amarela e vermelha que aparecem no final da conta que indicam se haverá ou não acréscimo. A verde significa que os custos foram baixos e não há acréscimo na tarifa. Já a amarela indica que os custos estão aumentando e a vermelha indica que o custo está alto, e há aumento. No mês de abril a bandeira tarifária é verde. Desde o início do ano, a Aneel possibilitou aos consumidores optarem por uma tarifa diferenciada (Tarifa Branca). Nessa modalidade, o consumidor passa a ter possibilidade de pagar valores diferentes em função da hora e do dia. Para isso, deve optar por utilizar o sistema elétrico fora do período de ponta ou intermediário, diminuindo o valor da sua conta. A tarifa é opcional e não está disponível para todos (ocorrerá até 2020). Optando pela redução, caso a energia seja utilizada fora dos horários determinados, haverá acréscimo de até 83%.