Carlos Eduardo GonçalvesDivulgação
Há grandes possibilidade, sim, que você tenha sido vítima de um golpe. A quantidade e a variedade de crimes cibernéticos (fraudes e golpes aplicados através da internet, que atingem as mais variadas proporções) têm crescido bastante no Brasil.
Segundo Carlos Eduardo Gonçalves, advogado especialista em crimes digitais, a orientação é que o consumidor noticie o crime à delegacia de polícia mais próxima da sua residência e entre em contato com o seu banco para informar sobre a possível fraude. “Solicite o bloqueio do cartão de crédito em que a compra foi realizada e também a abertura de procedimento interno pela instituição para que seja providenciado um possível estorno do valor da compra fraudulenta.
Normalmente, o banco pede um prazo de três a cinco dias úteis para essa análise”, explica o especialista. Para evitar golpes como este, é muito importante estar atento aos e-mails recebidos, observando o remetente (se o e-mail tem o provedor do banco, por exemplo) ou até entrar em contato com a agência ou com o seu gerente para saber a veracidade daquela comunicação.
E vale aquela máxima: desconfie de tudo! Não clique em links ou e-mails que supostamente foram enviados pelo seu banco. As instituições bancárias não costumam se comunicar com os clientes desta forma, reforça o advogado Átila Nunes, do serviço www. reclamaradianta.com.br. O atendimento é gratuito pelo e-mail atilanunes@reclamaradianta.com.br ou pelo WhatsApp (21) 993289328.
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