Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Últimas notícias

Deputados apresentam proposta para que RAS da Segurança seja pago até o dia 10 | Coluna do Servidor | O Dia
Parlamentares da Alerj reforçam articulação para que os projetos avancem - Julia Passos / Alerj
Parlamentares da Alerj reforçam articulação para que os projetos avancemJulia Passos / Alerj
Por PALOMA SAVEDRA
Em meio ao atraso do depósito do valor do Regime Adicional de Serviço (RAS) cumprido por PMs no mês de junho, deputados da Alerj apresentaram uma proposta que estabelece o dia 10 — do mês seguinte ao trabalhado — como prazo para o pagamento. 
O projeto de lei, que foi publicado no DO Legislativo desta quarta-feira, é assinado por diversos parlamentares, e abrange todos os agentes de Segurança Pública que recebem o RAS, e não somente os policiais militares.
Publicidade
Vale ressaltar que não há uma data fixada para que o valor devido das horas extras às categorias de Segurança Pública seja quitado. Mas, normalmente, o crédito é feito no fim do mês seguinte ao cumprimento do RAS.
Mudança de fonte pagadora
Publicidade
Desta vez, a imprevisibilidade de data para o crédito do RAS de junho se deve à mudança da fonte pagadora, já que só agora é que a PM utilizará verbas do Fised com esse fim, como a Coluna informou nesta terça-feira. Antes, os valores estavam sendo pagos com recursos do Tesouro estadual. 
Justificativa
Publicidade
Na justificativa da proposta, os parlamentares argumentam que "os agentes de Segurança Pública do Estado do Rio fazem jus ao recebimento de um adicional pecuniário pela prestação do RAS", e que "contam com este acréscimo de valor ao seu já defasado salário mensal para tentar viver com dignidade, honrando seus compromissos financeiros". 
Eles lembram que, "no momento, os agentes sofrem com a imprecisão quanto ao recebimento do valor referente ao RAS, não havendo uma data fixa para que recebam, pairando a insegurança e a incerteza, afetando o servidor da segurança pública em sua vida financeira, seu estado emocional e nos demais problemas que este passa diuturnamente".
Publicidade
E frisam que "a pretensão do projeto de lei é apenas estabelecer a fixação de data para o recebimento do benefício exaustivamente citado, trazendo maior segurança e certeza no recebimento deste valor aos Profissionais da Segurança Pública do Estado do Rio".
Quem assina
Publicidade
Renato Zaca (PSL), Márcio Pacheco (PSC), Rosenverg Reis (MDB), Chicão Bulhões (Novo), Bebeto (Podemos), Luiz Paulo (PSDB), Martha Rocha (PDT), João Peixoto (DC), Giovani Ratinho (PTC), Subtenente Bernardo (Pros), Alexandre Freitas (Novo), Anderson Moraes (PSL), Bruno Dauaire (PSC), Chico Machado (PSD), Danniel Librelon (PRB), Delegado Carlos Augusto (PSD), Carlo Caiado (DEM), Fabio Silva (DEM), Franciane Motta (MDB), Gil Vianna (PSL), Gustavo Schmidt (PSL), Jorge Felippe Neto (PSD), Lucinha (PSDB), Marcelo Cabeleireiro (DC), Márcio Canella (MDB), Márcio Gualberto (PSL), Marcos Muller (PHS), Max Lemos (MDB), Renato Cozzolino (PRP), Rodrigo Amorim (PSL), Tia Ju (PRB), Val Ceasa (Patriotas), Vandro Família (SDD), Sérgio Louback (PSC), Sérgio Fernandes (PDT).
Comissões
Publicidade
O projeto ainda tem que passar pelas comissões de Constituição e Justiça, Segurança Pública e Assuntos de Polícia, Servidores Públicos e Orçamento.
Você pode gostar
Comentários

Pedro Valentim

pedro.valentim@odia.com.br
Buscar
Assine
Deputados apresentam proposta para que RAS da Segurança seja pago até o dia 10
Governo e congressistas articulam corte de jornada e salário de servidores para 2021
Servidor

Governo e congressistas articulam corte de jornada e salário de servidores para 2021

Ideia é aproveitar adiamento da PEC Emergencial para garantir que essa medida seja garantida no texto em períodos de crise

Polícia Civil do Rio de Janeiro inaugura canal inédito de comunicação interna
Servidor

Polícia Civil do Rio de Janeiro inaugura canal inédito de comunicação interna

Sepoltube foi desenvolvido pelo Departamento Geral de Tecnologia da Informação e é o primeiro serviço deste tipo entre as polícias do Brasil

Justiça pode impedir Câmara do Rio de adiar para 2021 indicação ao TCM
Servidor

Justiça pode impedir Câmara do Rio de adiar para 2021 indicação ao TCM

Vereador Tarcísio Motta protocolou nesta noite um mandado de segurança para que o Legislativo carioca conclua todo o processo ainda este ano

Mais de Servidor