Calendário para inativos e pensionistas do Executivo federalReprodução

Servidores aposentados e pensionistas da União — estritamente os vinculados ao Executivo federal — que não realizaram a comprovação de vida durante o período de suspensão (entre março de 2020 e junho de 2021) têm até 30 de setembro para regularizar sua situação cadastral. O procedimento é obrigatório: aqueles que não cumprirem podem ter o pagamento suspenso até que o cadastro seja atualizado.
A realização da prova de vida até o dia 30 garante cobertura para os anos de 2020 e 2021. O recadastramento é um procedimento previsto em lei para evitar fraudes e pagamentos indevidos e deve ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário.

"Com o emprego das tecnologias para a realização da prova de vida de forma remota, o beneficiário quita sua obrigação com a Administração Pública federal de forma eficiente e garantimos a comodidade e a segurança que são itens essenciais a esses cidadãos", afirma o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Leonardo Sultani.
QUEM NÃO REALIZOU

Quem ainda não realizou a comprovação de vida, deve cumprir os seguintes procedimentos: 

Realizar a prova de vida digital, por meio de aplicativo no celular: Para a prova de vida digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), além de ter instalado em seu celular os aplicativos SouGov.br e Gov.br.

O procedimento será iniciado pelo SouGov.br e, em seguida, deverá ser efetuada a validação facial no aplicativo Gov.br. Todas as etapas serão indicadas na tela do celular, por meio do serviço prova de vida. Depois, o beneficiário deverá acompanhar a situação da comprovação de vida pelo aplicativo SouGov.br.

Comparecer presencialmente – Para a prova de vida presencial, o beneficiário deve comparecer a qualquer agência do banco onde recebe o pagamento, munido de documento de identificação com foto.
APLICATIVO PERMITE CONSULTA

Para consultar a situação da prova de vida, o beneficiário deve acessar o aplicativo SouGov.br, disponível nas lojas Google Play e App Store, ou pelo computador.

Independentemente do canal em que foi realizada a comprovação de vida, o beneficiário pode acompanhar a situação no SouGov.br, tanto pelo aplicativo como pelo computador.
Em qualquer desses canais é possível também obter o comprovante e receber notificações para lembrar o prazo da realização da Prova de Vida.

Para saber mais sobre a prova de vida dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do poder Executivo federal, o cidadão deve acessar o Portal do Servidor.

MENSAGEM 

Beneficiários que recebem pelo Banco do Brasil contam com o Analytics, sistema de inteligência artificial para realizar o procedimento. Identificada a comprovação, por meio da utilização habitual de alguns serviços do banco, os beneficiários são informados via mensagem de SMS, aplicativo de celular, internet ou terminais de autoatendimento do banco que a prova de vida foi realizada com sucesso.