Secretário de Fazenda, Pedro Paulo Carvalho tem confirmado diversas vezes a retomada do calendário antigoReginaldo Pimenta / Agencia O Dia

A retomada do pagamento dos salários de servidores municipais do Rio — incluindo inativos e pensionistas — para o segundo dia útil do mês seguinte ao trabalhado está perto de sair do papel. Em agenda no Recreio dos Bandeirantes, neste sábado, o secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo Carvalho, voltou a sinalizar que a medida será implementada em breve. 
Ao lado do prefeito Eduardo Paes (PSD) e do secretário de Educação, Renan Ferreirinha, Pedro Paulo citou algumas ações que estão sendo planejadas pela Fazenda, destacando a data de quitação da folha de pessoal: "Salários dos servidores no segundo dia útil".
Após o anúncio, o secretário afirmou à coluna que apresentará a proposta na próxima segunda-feira ao chefe do Executivo.
PROMESSA DE CAMPANHA
A medida foi uma das promessas de campanha do prefeito, em 2020, e também vem sendo confirmada pelo secretário em diversas entrevistas, sem indicar uma data. Havia a expectativa de a mudança do cronograma ocorrer a partir de janeiro de 2022, mas o anúncio pode ser antecipado.
"Antecipar o salário do quinto para o segundo dia útil e conceder reajuste estão no nosso radar. Vamos fazer dentro do mandato do Eduardo Paes, mas com segurança pra não dar um passo para frente e depois dois pra trás", disse Pedro Paulo à coluna em 16 de julho.
REIVINDICAÇÃO DESDE 2018
Por mais de 20 anos consecutivos, as categorias do funcionalismo carioca receberam o crédito até o segundo dia útil. No entanto, a partir de 2018, o prazo para o depósito passou a ser o quinto dia útil.
Desde então, o restabelecimento do calendário antigo tem sido uma reivindicação frequente dos servidores ativos e inativos.