Secretário de Fazenda, Pedro Paulo: "Vamos fazer as coisas com responsabilidade com a cidade e valorizando o servidor"Reginaldo Pimenta / Agencia O Dia

P
PALOMA SAVEDRA
A Prefeitura do Rio apresentou ontem um raio-x positivo das finanças cariocas, após a atual gestão receber, em janeiro, o município com o caixa no vermelho. A previsão é de chegar ao fim de 2021 com R$ 6 bilhões na conta, segundo dados detalhados pelo secretário de Fazenda e Planejamento, Pedro Paulo. Esse novo cenário afasta impedimentos fiscais e abre caminho para a pauta do funcionalismo — que envolve reajuste e novo calendário de pagamento dos salários — avançar.

Segundo Pedro Paulo, essas medidas sairão do papel. Mas, neste momento, ainda não há como cravar quando. "Vamos continuar sendo muito rigorosos e disciplinados com os gastos. Vamos fazer as coisas com absoluta responsabilidade com a cidade e valorizando o servidor", afirmou ele à coluna.

"Antecipar o salário do 5º dia útil para o 2º dia útil e conceder reajuste estão no nosso radar. Vamos fazer dentro do mandato do Eduardo Paes, mas com segurança pra não dar um passo para frente e depois dois pra trás", disse. "É o nosso desejo voltar com a correção anual. É importante porque não defasa o salário do servidor", completou.
ACORDO DE RESULTADOS PARA TODOS
Publicidade
A retomada do acordo de resultados para mais secretarias já em 2022 é outra meta, segundo o secretário. Este ano, o governo lançou o programa — que prevê bônus, conhecido como 14º salário — apenas para áreas estratégicas, como a Receita.

"Ano que vem, queremos retomar o acordo de resultados para grande parte dos servidores. Isso é bom para a administração", disse o titular da Fazenda.

"As coisas têm que ser feitas por etapas. Não temos vara de condão. Esse ano já cumprimos um dos compromissos da campanha, que é a antecipação do 13º (de 2021), e construímos um equacionamento do 13º de 2020, que não foi quitado no ano passado", afirmou ele, lembrando que ontem começou a ser pago o benefício atrasado.