Laura trabalha com teatro de rua e, além de explorar a atuação, incentiva outros aspectos da arte ao criar enredos com História, Literatura e escrita. Assim nasceu o Cortejo Favela, que conta a história do Caju e do surgimento das favelas, integrando o Teatro e a Música com aulas de História, Literatura e Escrita Criativa, sendo assistido por mais de 100 espectadores. "O objetivo do Cortejo Favela é ressignificar o olhar dos moradores para os espaços públicos da comunidade, criando conteúdos artísticos gratuitos para a formação de plateia. Mas tivemos a temporada interrompida pela pandemia de Covid-19. Agora, vamos retomar as atividades e os ensaios gradualmente, seguindo todos os protocolos, para que possamos nos apresentar nas outras comunidades do Caju, podendo se estender para outras comunidades do Rio de Janeiro", conta.
Atualmente, a sede do Projeto Cria fica na comunidade Parque da Conquista, mas Laura pretende expandir as atividades a partir do Método Cria, que permite o desenvolvimento em qualquer região do Brasil, com o objetivo de "fazer parcerias com outros projetos sociais, escolas públicas e levar o Método Cria para outras regiões de alta vulnerabilidade social."
O Método Cria surgiu em 2019, quando Laura participou do Co. Impacto, programa de aceleração do Instituto Ekloos, que inovou ao criar a metodologia usada na hora de ensinar, explorando o teatro como elemento e inspirado na Pedagogia Waldorf.
Pandemia
Por conta da pandemia do novo coronavírus, as atividades presenciais foram suspensas e as aulas foram adaptadas para modalidade online. Os alunos participavam de lives com profissionais de diversas áreas e depois dissertavam como forma de treinar a escrita criativa. Com o apoio do Movimento União Rio, o Projeto Cria distribuiu cestas básicas, kits de higiene pessoal e álcool durante a pandemia.
E 2021 já entrou a todo vapor. Laura explica que está trabalhando para colocar em prática os projetos para este ano. "Nossas inscrições estarão abertas nas próximas semanas para as cinco oficinas, que integram o teatro com práticas artísticas inspiradas na Pedagogia Waldorf, respeitando as fases de desenvolvimento de cada criança e adolescente, despertando o interesse deles pela pesquisa e pela aprendizagem, contribuindo assim para a sua formação cultural e educacional."