Cineasta Oliver Stone diz que prisão de Lula foi "projeto dos EUA"Reprodução
Em Cannes, diretor de cinema afirma que prisão de Lula faz parte de 'projeto dos EUA'
Oliver Stone declarou que a condenação do ex-presidente é resultado de postura contra líderes de esquerda em países da América Latina
Rio - Vencedor de dois Oscars como "Melhor Diretor", Oliver Stone fez uma declaração polêmica durante entrevista no 74º Festival de Cinema de Cannes, na França. O cineasta afirmou que a prisão do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi um "projeto dos Estados Unidos".
Publicidade
"A prisão do ex-presidente Lula teve por trás o interesse do governo dos Estados Unidos em desestabilizar líderes latino-americanos de esquerda", declarou o também roteirista. Stone se prepara para lançar um filme sobre a história do petista e chamou a condenação de Lula durante a Lava Jato de "selvagem, uma história suja". "É duro, é uma guerra em curso o que está acontecendo", pontuou.
Para o diretor, a postura adotada por governantes de países ocidentais tem como objetivo criminalizar todos os líderes e os países que se posicionam contra os interesses norte-americanos. "A mentalidade do Ocidente agora é completamente anti-Rússia, anti-China, anti-Irã, anti-Cuba, anti-Venezuela. Não se pode falar nada de bom sobre eles. Quem mais está nesta lista? O Brasil. No Brasil, Lula foi para a prisão, eles se livraram de Lula. Eles policiam o mundo", encerrou Oliver Stone.
Publicidade
Ainda em Cannes, Spike Lee foi outro cineasta a envolver o Brasil em suas críticas à política internacional. "Esse mundo é governado por gangsters: Agente laranja [Donald Trump], esse cara no Brasil [Jair Bolsonaro] e [Vladimir] Putin. Eles são gangsters e vão fazer o que quiserem. Eles não têm moral ou escrúpulos. Esse é o mundo em que vivemos e temos que nos manifestar contra gangsters como esses", declarou o diretor de 'Infiltrado na Klan', durante a cerimônia de abertura do festival.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.