Emilia Pérez supera Ainda Estou Aqui e vence Critics Choice Awards de Melhor Filme EstrangeiroReprodução / X
Mais quatro longas disputaram a mesma categoria: a letoniana "Flow", o indiano "Tudo Que Imaginamos como Luz", o irlandês "Kneecap" e o alemão "A Semente do Fruto Sagrado". O longa francês também levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, por Zoe Saldaña.
O filme, protagonizado por Karla Sofía Gascón e dirigido pelo francês Jacques Audiard, foi filmado no México. Na trama, Manitas Del Monte é um traficante de drogas que forja a própria morte, retorna como Emilia Pérez e finge ser uma parente para continuar perto dos filhos. Além disso, cria uma ONG para encontrar corpos de pessoas desaparecidas.
"Ainda Estou Aqui" e "Emília Perez" também irão disputar o Oscar, que acontece no dia 2 de março. Os longas concorrem aos prêmios de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, disputado por Gascón e a brasileira Fernanda Torres, assim como Mikey Madison (Anora), Demi Moore (A Substância), e Cynthia Erivo (Wicked).
Na história, Eunice Paiva (Fernanda Torres) é casada com Rubens Paiva (Selton Mello), e, após o marido ser sequestrado por militares nos anos 70, no auge da Ditadura Militar, tenta descobrir o paradeiro do ex-deputado e se reinventar para criar os cinco filhos sozinha. Fernanda Montenegro interpreta a versão mais velha da personagem da filha. O filme é baseado no livro do filho do casal, o escritor Marcelo Paiva. No início de janeiro, Torres ganhou o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.