Por thiago.antunes

Rio - No verão o cabelo sofre mais. É mar, piscina, sol, fatores que danificam os fios deixando­os mais ressecados e com menos força. Para quem está com as madeixas mais quebradiças, um tratamento à base de frutas é uma boa opção. Não, não é para ingerí­las e sim passá­las no cabelo. Pelo menos é o que promete o hair stylist Cláudio Moreira do Le Monde Hair, na Barra.

“A hidratação com frutas forma uma barreira iônica ao redor dos cabelos, promovendo a selagem das cutículas, diminuindo o efeito frizz e consequentemente o volume dos cabelos”, afirma. A atriz Renata Mussy estava com os fios ressecados por causa das muitas idas à praia e resolveu testar o tratamento. “Nossa, eu amei! É uma delícia, tem o cheiro suave. Estava meio desconfiada no início, mas o cabelo ficou gostoso, sedoso como de um bebê”, destacou.

O hair stylist Cláudio Monteiro aplica máscara de frutas in natura nos cabelos das clientes%2C que aprovam o resultado%2C como a atriz Renata MussyMaria de La Gala / Agência O Dia

Cláudio conta que teve a ideia pensando no benefício que as frutas proporcionam. “Elas são consideradas alimentos naturais de maior importância. Os produtos à base de frutas são muito caros. Imaginei que misturando as de verdade, não polpas ou extratos teríamos um resultado melhor e mais barato”, conta o hair stylist. A base desta hidratação possui extrato de melancia ou morango.

Segundo Cláudio, as frutas são ricas em caroteno, licopeno, que protege nosso organismo contra o câncer, glutationa, substância com propriedades anti­envelhecimento, vitamina C e vitaminas do complexo B. Ainda de acordo com ele, o tratamento é indicado para todo tipo de cabelo que já tenha passado por muitos processos químicos. “É todo natural, não precisa de nenhuma fonte de calor e basta secar para finalizar”, afirma.

O trato custa em torno de R$ 80. Para a dermatologista Helua Mussa, o tratamento não faz mal, mas é necessário cuidados. “Todo preparado de fruta precisa de cuidado. O sumo, principalmente das mais ácidas, podem causar queimaduras em contato com o sol”, alerta. Segundo ela, a máscaras de frutas in natura devem ser aplicadas logo após a manipulação.

Morango e melancia%3A segundo Cláudio%2C a receita faz sucessoMaria de La Gala / Agência O Dia

Mitos e verdades dos fios

Todo mundo tem uma receitinha caseira para tratar as madeixas e devolver o brilho aos fios. Mas será que funcionam? Há dúvidas. De acordo com o hair stylist Cláudio Moreira, algumas podem até funcionar, mas outras não passam de mitos que são reproduzidas de geração para geração.

Tomar comprimidos de levedura de cerveja, por exemplo, não ajuda a tornar o cabelo mais brilhante, como se pensa. Para dar brilho, é preciso ter atenção, por exemplo, à escova usada. As de cerdas naturais ajudam. E o vinagre, devido à sua acidez, pode causar alergia no couro cabeludo. A água de coco só hidrata o corpo internamente e maionese é para usar no pão. Como máscara capilar, é rica em gordura e deixa resíduo.

Você pode gostar