Por thiago.antunes

Rio - O Boulevard Olímpico estendeu o roteiro dos turistas e cariocas do eixo Centro-Zona Sul para a Zona Portuária. Com a revitalização da área, os visitantes redescobriram a região conhecida como “Pequena África” e o local se sagrou como point do verão.

O letreiro 'RIO EU TE AMO'%2C com a vista do Museu do Amanhã ao fundo%2C é o lugar mais procurado para as selfies. O VLT é outra atração do localMaíra Coelho / Agência O Dia

A primeira parada obrigatória é o letreiro ‘Rio Te Amo’, que compõe com o Museu do Amanhã na Praça Mauá um quadro perfeito para selfies. É o que fazia, na quarta-feira, a recepcionista portuguesa Patrícia Pereira, de 37 anos. “Essa é a viagem que eu sempre quis fazer. Estou amando tudo”, disse.

Não é nem preciso entrar para se encantar com o Museu do Amanhã. Atrás da construção, crianças se divertiam alternando mergulhos no espelho d’água e na Baía de Guanabara. O lugar também é perfeito para fotos, como comprovaram as amigas Daniela Candia, chilena de 27 anos, e Maribel Gil, colombiana de 25. “Achava que aqui era só um museu, não esperava que fosse assim. Estou voltando ao Chile na semana que vem e já quero voltar”, disse Daniela.

Logo ao lado, fica o Píer Mauá, onde acontecem a Feira de Arte Internacional ArtRio, o Festival do Rio e a Semana de Moda. Para estender o passeio, a dica é ir até a Pedra do Sal, onde às segundas e sextas ocorrem rodas de samba a partir das 20h.

Passeio vai até o AquaRio

Também na Praça Mauá, o Museu de Arte do Rio (MAR) abriga exposições e cursos de arte. Andando mais um pouco, no sentido Rodoviária, há várias opções de food trucks, de sorvetes a sanduíches, incluindo opções vegetarianas.

É logo ali que o visitante pode pegar o VLT na Parada dos Museus. Na próxima descida, a Parada dos Navios, é possível contemplar o mural Etnias, do artista Kobra, e tirar muitas fotos. Mais uma estação e se chega ao AquaRio, maior aquário da América do Sul, onde fica também o Armazém da Utopia, que sedia eventos.

Reportagem da estagiária Alessandra Monnerat

Você pode gostar