Rio - Cruzar a Marquês de Sapucaí junto com a bateria, mostrando ginga, graça e garra, não é das tarefas mais simples. Ser rainha de escola de samba exige dedicação e preparo durante o ano inteiro. Que o diga Patrícia Nery, a morena que estará à frente dos ritmistas da Portela na segunda-feira de Carnaval. A preparação da bela inclui exercícios, dieta balanceada e muita disciplina.
“A minha preocupação maior é com a saúde. Por isso, faço exercícios o ano inteiro, não só nesta época, para estar com um bom preparo quando chegar a hora, sem muitos sacrifícios”, explicou Patrícia. A beldade diversifica as atividades que pratica ao longo do ano, para trabalhar partes diferentes do corpo e não transformar a malhação em uma rotina cansativa. Duas vezes por dia, pela manhã e à noite, Patrícia faz exercícios aeróbicos.
A musculação, que define o corpão da rainha, é aliada ao pilates para dar a resistência necessária para atravessar a Passarela do Samba. Ela ainda encara aulas de balé, que conferem leveza e graciosidade aos movimentos. Outro segredinho de Patrícia são as aulas de luta MMA. Quem a vê toda delicada, não imagina que ela já pratica o esporte há anos, para ganhar resistência.
Dias antes do desfile, Patrícia faz drenagem linfática, para evitar o inchaço. A morena também abusa da hidratação: ela bebe muita água e isotônicos, para repor os sais minerais perdidos durante a apresentação. Na falta de um deles, a musa ensina seus segredinhos: “Tomo soro caseiro quando não tem isotônico. Também como carboidrato no dia do desfile e, uma hora antes de pisar na avenida, uma barrinha de chocolate para dar energia”, contou.
Ideal é fazer exercícios o ano todo
O professor e presidente do Conselho Regional de Educação Física do Rio, André Fernandes, ressalta que é importante a pessoa se preparar durante o ano inteiro para o desfile, e não apenas na véspera. “O ideal é praticar atividade com orientação de um profissional de Educação Física para preparar o corpo e ganhar condicionamentofísico. Se não fez isso, o ideal é moderar os movimentos no desfile e começar já a preparação para o Carnaval de 2015”, ensina.
Fernandes reforça a importância da hidratação para quem vai desfilar e evitar a ingestão de bebidas alcóolicas antes da festa.