Por thiago.antunes
Rio - Nove em cada dez mulhe- res têm pavor de celulite. Embora os homens não estejam nem aí para ela, essa imperfeição estética afeta, de algum modo, de 85% a 98% das mulheres. Ela deixam marquinhas indesejadas no corpo, principalmente nas nádegas, aterrorizando suas vítimas, a ponto de sentirem vergonha de usar roupa curta ou biquíni, mesmo em pleno verão.

Mas o que é a celulite? “O termo médico usado para celulite é lipodistrofia ginóide. Ela se caracteriza por alteração no relevoda pele devidoa retra- ções, ondulações e nódulos, que seformam por aumento do tecido adiposo (gordura), retenção hídrica e fibrose local,conferindo a pele o aspecto ‘em casca de laranja", explica a dermatologista Darleny Costa Daher.

Carol se previne com massagem e drenagem linfáticaDivulgação

Entre os fatores relacionados ao desenvolvimento da celulite estão a pré-disposição genética, problemas hormonais, sedentarismo, dieta, obesidade, tabagismo e gravidez.

“A melhor forma de prevenir a celulite é combater a obesidade, manter um estilo de vida saudável, com uma alimentação rica em frutas e verduras, ingestão de água e atividade física”, explica Darleny, que ainda indica outras formas de lutar contra esses furinhos: “O uso de meias elásticas pode diminuir a retenção de líquidos, melhorando o aspecto da lesão. O uso de cremes específicos, indicados pelo dermatologista, também pode auxiliar nesse processo”.
Publicidade
Para evitar essas marcas indesejáveis, a modelo Carol Narizinho faz drenagem linfática, massagem modeladora e carboxiterapia. “Drenagem eu faço uma ou duas vezes por semana, tem que ser contínuo. Já a carboxiterapia faço semanalmente, apesar de doer um pouco, às vezes pode ficar roxo devido ao gás que é injetado na pele, mas, na minha opinião, é o melhor tratamento anticelulite”, diz a ex-panicat.
Carol Narizinho também garante que pega firme na atividade física. “Faço muitos exercícios aeróbicos como dança, spinning e corrida. Na musculação, exercícios voltados para o glúteo, agachamento, quatro apoios, tudo para deixar o bumbum bem durinho”, completa a modelo.
Publicidade
Quando se deve procurar um médico
Para algumas mulheres, a celulite podeser apenas um grande motivo de vergonha. Mas para outras, dependendo da quantidade e se começoua doer, a indicação é procurar um médico, pois pode ser um sinal de algo mais grave.
Publicidade
“A celulite passa a ser um problemade saúde quando atinge graus mais avançados, com formação de nódulos que podem causar dor e desconforto”, alerta Darleny Costa Daher, que também pede atenção para a parte psicológica. “Existe um problema quando a celulite começa a interferir de forma significativa na autoestimada paciente, podendo levá-la ao isolamento pessoal e à depressão”,finaliza.