Por gabriela.mattos
Rio - A pitaia se tornou a fruta sensação do verão. Em algumas casas de suco, já é conhecida como o novo açaí. Segundo especialistas, a fruta nativa de regiões tropicais da América Central e que já começa a ser plantada no Brasil traz uma série de benefícios para a saúde. É antioxidante, com forte concentração de vitamina C e alto teor de fibras.
“As fibras encontradas auxiliam no trânsito intestinal, na melhora da digestão e beneficiam o sistema cardiovascular. Além disso, contém minerais como, cálcio e potássio, que atuam no fortalecimento dos ossos e pressão arterial”, ressalta a nutricionista Thamyris Ferreira Lima, da rede Hortifruti. “Já a vitamina C ajuda no aumento do sistema imunológico, protegendo o organismo contra infecções e inflamações”, explica.

O feirante João Antônio Azevedo, 61 anos, diz que a procura tem aumentado. “De uns tempos para cá, a pitaia começou a sair muito. Este ano está vindo com força total”. A administradora Paula Mendlewicz Cardoso, 34, conheceu a fruta há pouco tempo.

O colorido da fruta e o sabor refrescante chamam a atenção de quem procura pela novidade em lanchonetesAlexandre Brum / Agência O Dia

“Experimentei pela primeira vez agora no início do ano. Faço o suco da fruta batido com gelo. Fica uma delícia e é super refrescante. Estou até pensando em servir caipivodka de pitaia no meu casamento”. 

Publicidade
Nas casas de suco, a fruta é servida como um creme, em um copo ou na tigela. Um dos sócios do Bibi Sucos, Sergio Rodrigues conta que as pessoas têm procurado bastante. “Estamos vendendo muito. Além da novidade, ela tem uma característica de ser bem gelada. Com esse calor do Rio, une o útil e agradável”.
No Balada Mix a novidade é festejada. “O creme de pitaia é um sucesso de vendas em todas as nossas lojas. Quando experimentamos o produto percebemos que tinha muito a ver com o público brasileiro”, informa a direção da casa.
Publicidade
?Reportagem da estagiária Marina Cardoso