Giovanna foi alvo de gritos de 'fora racista' na 'Casa de Vidro'Reprodução/Instagram

Rio - Giovanna Leão se pronunciou pela primeira vez após ser eliminada da "Casa de Vidro" do "BBB 23". A empresária de 25 anos usou o Instagram, na noite desta sexta-feira, para divulgar uma carta aberta em que pede desculpas em resposta às acusações de racismo que surgiram enquanto estava confinada. Na última terça-feira, internautas resgataram tuítes antigos da ruiva com ofensas racistas, além de críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Tive pouco tempo para absorver as informações, mas uma vez que minha mentalidade está há muitos anos mudada, não é difícil me abrir com vocês e mostrar quem eu sou hoje. É um texto longo, mas necessário para esclarecer assuntos muito sérios! Com toda a sinceridade, e por quantas vezes forem necessárias, quero pedir perdão por minhas falas totalmente erradas, meu pensamento tão equivocado na época - comparada à atual vivência e consciência de classe que possuo hoje - pois na época, eu era cercada apenas pela branquitude e seus privilégios. Mas isso não justifica o que fiz. Nada justifica!", começou ela.
Depois de perder a disputa pela vaga na edição que estreia segunda-feira, Giovanna pediu mais uma chance aos seguidores: "Eu sei que errei, mas eu gostaria que vocês me dessem uma oportunidade pra que vissem que eu não sou a mesma Giovanna de anos atrás", apelou. Em postagens antigas, a jovem escreveu frases como como "oi, macaco" e "mimimi, macaca, não f*de".
Na carta, a ex-confinada esclarece o uso dos termos e sua participação em um grupo na internet chamado "Ilha da Macacada". "Ao grupo que pertenci, e que nunca escondi ter entrado (pois não tem por que mentir pra vocês ou fingir algo), espero que entendam que 1. foi há muitos anos, 2. a nomenclatura era usada de maneira geral e entre todas as pessoas que estavam no grupo e fora dele (e em outras redes sociais), 3. era um dos grupos mais famosos para divulgar lives, e 4. eu usava o espaço somente para divulgação de quando eu estava jogando online, assim como em outros vários e diversificados grupos!", disse a paulista.
A empresária também aproveitou para pedir desculpas a uma blogueira que acusou Giovanna de chamá-la de "neguinha". "Sobre o envolvimento da menina (que preservarei o nome em respeito a ela, pois tive conhecimento de que a atacaram também e isso tem que parar!), pontuo que pedi desculpas logo após o ocorrido, pois mesmo imatura e sem tanto entendimento acerca do tema naquele momento, soube o quanto ela se abalou. Nós brigamos feio, mas minha fala foi desproporcional. Entendo ela não ter aceito meu pedido de desculpas na época, e peço desculpas novamente!", escreveu.
"Perdão, perdão a todo mundo que ofendi, que despertei gatilhos, que machuquei, que entristeci, que enraiveci. Por fim, reitero que, da mesma forma que não reproduzi esse erro nos últimos anos, me comprometo a estar cada vez mais receptiva e atenta a assuntos dessa temática, para que nunca mais se repita, sempre em busca de evolução e aprendizado. Desculpa. Perdão. Estou de peito aberto para ouvir as críticas, continuar aprendendo e dialogar. Compreender cada vez mais e aceitar tudo o que mereço", continuou Giovanna.
"Obrigada por todo amor que, mesmo com tudo, me ofereceram. Obrigada. O sonho do BBB acabou, mas a vida continua. Tem que continuar. Com carinho e muito respeito, Giovanna", finalizou a ex-participante da "Casa de Vidro".
Confira: