Gilson Almeida foi aplaudido nas ruas ao usar camisa da Tuiuti - Marcio Mercante / Agencia O Dia
Gilson Almeida foi aplaudido nas ruas ao usar camisa da TuiutiMarcio Mercante / Agencia O Dia
Por JONATHAN FERREIRA

A Beija-Flor e a Paraíso do Tuiuti, campeã e vice do Carnaval carioca, respectivamente, fizeram a alegria dos torcedores das escolas por utilizarem os seus desfiles para dar visibilidade às mazelas sociais. A postura adotada pela agremiação, de abordar um enredo com tom crítico, foi muito elogiada pelas ruas de Nilópolis, na Baixada Fluminense. Na cidade, não faltaram moradores usando camisas da Azul e Branca para expor sua paixão. Em São Cristóvão, o segundo lugar da Paraíso do Tuiuti foi o assunto do dia nas ruas. Sobraram elogios ao trabalho do carnavalesco Jack Vasconcelos e à garra da comunidade. A alegria e o samba no pé dos componentes foram apontados como fatores determinantes.

Com sua camisa da Paraíso do Tuiuti, o relojoeiro Oswaldo Luiz Muniz, 65 anos, estacionou o carro próximo à Rua Emancipação, como faz todos os dias antes de iniciar seu trabalho. No entanto, para a sua surpresa, ontem a recepção nas ruas foi diferente. "Ao atravessar, um carro preto com vidro escuro buzinou para mim. Estranhei. Foi, então, que o motorista abaixou o vidro e aplaudiu a minha camisa", contou orgulhoso. Ele elogiou o samba-enredo e ressaltou o trabalho da equipe de Carnaval, que fez desfile de alto nível, mesmo com orçamento mais baixo do que as escolas consideradas grandes.

Membro da bateria da escola há 25 anos, Muniz, relembrou antigos carnavais, quando desfilou na Avenida Rio Branco. "A escola já passou por momentos difíceis, mas a força da comunidade faz a diferença. Vamos nos manter como escola do Grupo Especial", festejou.

Os clientes da barbearia do Eric da Silva, próximo ao Morro do Tuiuti, passaram a tarde falando sobre o enredo, que abordou o tema da escravidão no país, comparando a Reforma Trabalhista a um retrocesso como o trabalho escravo. Uma das alegorias trouxe a Carteira de Trabalho.

Comunidade está em festa
Publicidade
As ruas de Nilópolis estavam repletas de moradores orgulhosos com o 14º título da escola no Grupo Especial. O enfermeiro Hércules Alves, de 50 anos, não teve dúvidas ao escolher a camiseta da Beija-Flor para ir ao trabalho. Ele já planejou levar a família para assistir, amanhã, ao desfile das campeãs. "A comunidade está em festa. O enredo representou muito bem a realidade que enfrentamos com a violência e a roubalheira dos políticos", elogiou.
As alegorias da Azul e Branca com atores encenando situações de violência foram muito elogiadas. "O desfile foi maravilhoso. Toda vez que a escola conta a realidade do povo ela é campeã. No sábado vou curtir o desfile aqui na cidade com a minha família", destacou a rodoviária Mel Tadeu Reller da Silva, de 46 anos. Moradora da Pavuna, ela lembra que a agremiação entrou na sua vida por influência de parentes. "Sou Beija-Flor desde criança. Minha família está em festa com mais um título", afirmou.
Publicidade
Já o pedreiro Alfredo José Santos, conhecido como Arataca, prometeu voltar a desfilar pela escola do coração no ano que vem. "O enredo traduziu a rotina do povo trabalhador. A comunidade fez a diferença durante o desfile. A Beija-Flor foi, na Avenida, a Beija-Flor de sempre", festejou o folião. A agremiação encerrará a noite do Desfile das Campeãs, entrando, na madrugada de domingo, na Marquês de Sapucaí.
Você pode gostar
Comentários