Chapa 1 do Salgueiro é composta por Regina Celi e Jô Casemiro - REPRODUÇÃO do FACEBOOK
Chapa 1 do Salgueiro é composta por Regina Celi e Jô CasemiroREPRODUÇÃO do FACEBOOK
Por O Dia

Rio - O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) tornou inelegível, nesta quarta-feira, Regina Celi dos Santos Fernandes, atual presidente do Acadêmicos do Salgueiro. A ação foi movida por André Vaz da Silva, da chapa concorrente. O documento questiona a possibilidade do quarto mandato de Regina.

No julgamento, por dois votos a um, a 25ª Câmara Cível entendeu que haviam elementos para apontar a evidência do recurso alegado por André Vaz, com base no estatuto reformado em 2012, assim, os mandados anteriores não ficavam zerados, para que a candidata concorresse a um novo mandato. Dessa forma, anulando a eleição realizada no dia 6 de maio.

Em nota, o TJ informou que "o desembargador Werson Rego vai indicar neste acórdão um prazo para a realização da nova eleição à presidência da escola de samba e para os cargos do conselho, já que, também pelo estatuto, os beneméritos não podem ocupar os cargos. Também neste acórdão deverão ser definidas as demais questões levantadas". O DIA tentou contato com a assessoria de Regina Celi, mas não houve retorno. O espaço está aberto para manifestação.

Eleição na justiça

O candidato André Vaz denunciou supostas irregularidades no processo eleitoral do Salgueiro, entre elas, o fato de que Celi estaria concorrendo à reeleição pela terceira vez, o que seria proibido pelo estatuto da agremiação, que só admite uma recondução.

Na ação, o opositor também argumentou que sócios beneméritos, que fazem parte da chapa de Regina, não poderiam concorrer para o conselho deliberativo, uma vez que já são membros natos. Além disso, Vaz afirmou que há irregularidades no cadastro de eleitores, como inclusão de sócios falecidos e nomes em duplicidade.

Você pode gostar