Agremiação ficou em 5º no Carnaval 2018 - Severino Silva / Agência O DIA
Agremiação ficou em 5º no Carnaval 2018Severino Silva / Agência O DIA
Por O Dia

Rio - Pelo menos dez das 14 agremiações que atualmente integram o Grupo Especial já definiram seus próximos enredos. São elas: Mangueira, Salgueiro, Portela, Mocidade, Imperatriz Leopoldinense, Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel, Viradouro, Império Serrano e São Clemente. As demais escolas estão em fase final de estudo e devem divulgar suas respectivas temáticas até o fim do mês.

A Estação Primeira de Mangueira vem com a sinopse "História para ninar gente grande", do carnavalesco Leandro Vieira, cujo intuito é contar o lado não oficial de personagens da História do Brasil. "A história oficial escolhe quem deve e quem não deve ser lembrado. O desfile da Mangueira é um olhar para isso. Um olhar para quem deveria estar nos livros e porque, os que estão, foram escolhidos para estar", explicou Vieira por meio de rede social.

A Acadêmicos do Salgueiro, por sua vez, fará uma homenagem ao seu patrono espiritual: Xangô, o Orixá da Justiça. Idealizado pelo carnavalesco Alex de Souza, o enredo vai contar a trajetória da divindade desde o continente africano até o Brasil.

A Portela, que completa 95 anos de história em 2019, elencou a obra de Clara Nunes como tema. O título completo é "Na Madureira moderníssima, hei sempre de ouvir cantar uma Sabiá". A portelense marcou época ao ser a primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil cópias. "Nunca havia visto um lançamento de enredo com tanta repercussão, veículos de comunicação de vários países vieram conversar comigo. Temos confiança na nossa ala de compositores e na nossa carnavalesca Rosa Magalhães. A expectativa para 2019 é a melhor possível", afirmou Luis Carlos Magalhães, presidente da escola.

O vice-campeonato inédito em 2018 serviu de motivação para a Paraíso do Tuiuti. À frente de suas concorrentes, a escola assumiu a primazia ao anunciar, assim que o desfile desse ano acabou, enredo e sinopse. Idealizado pelo carnavalesco Jack Vasconcelos, o enredo "Salvador da Pátria" conta a história do Bode Ioiô, animal que recebeu votos suficientes para ser eleito como vereador em Fortaleza, na década de 1920. O texto de divulgação da escola lembra que "votar em animais é e sempre será possível".

A Mocidade Independente de Padre Miguel vai, por sugestão do artista visual Hans Donner, falar sobre o tempo em 2019. O enredo "Eu sou o Tempo. Tempo é Vida" é concebido pelo carnavalesco Alexandre Louzada. Já a Vila Isabel vem com o enredo "Em nome do Pai, do Filho e dos Santos, a Vila canta a cidade de Pedro". Petrópolis será retratada como parte da história do Brasil.

A Imperatriz Leopoldinense pretende levar a história do dinheiro. Embalados pela marchinha "Me dá um dinheiro aí?" como referência, os carnavalescos Mário e Kaká Monteiro vão abordar a relação do homem com a moeda, e prometem deixar uma mensagem crítica acerca da ambição.

De volta ao grupo especial depois de três anos, a Viradouro aposta no retorno do carnavalesco Paulo Barros com o enredo "Viraviradouro". Ele garante: "Vamos mostrar na Avenida um misto de feitiço e magia, com histórias que encantam a humanidade, através dos séculos. Na verdade, a grande ideia do enredo é espírito de transformação e de como a superação é possível".

A São Clemente fará uma crítica sobre os desfiles atuais, com 'E o samba sambou'. Por fim, com Paulo Menezes de volta após 13 anos afastado, a Império Serrano vai se inspirar na canção "O que é, o que é?", de Gonzaguinha para falar sobre a vida. A escola de Madureira, junto com a Grande Rio, foi salva do rebaixamento e desfilará no Grupo Especial por decisão da Liesa.

Você pode gostar
Comentários