O bloco das Carmelitas, que sai nas ruas de Santa Teresa, integra a liga Sebastiana, que contesta algumas das regras anunciadas pela Riotur -  Ivayr Borges / Divulgação
O bloco das Carmelitas, que sai nas ruas de Santa Teresa, integra a liga Sebastiana, que contesta algumas das regras anunciadas pela Riotur Ivayr Borges / Divulgação
Por *Luiza Ferraz

Rio - A quantidade de blocos que desfilarão pelas ruas da cidade este ano será reduzida. O número daqueles que foram afetados, no entanto, ainda não foi divulgado pela Riotur. De acordo com o órgão, o processo ainda está sendo finalizado e possui documentações pendentes a serem analisadas. Entre as condições impostas pela Riotur, publicada no Diário Oficial de quinta-feira, está a presença de médicos, UTIs e postos de saúde em blocos que atraiam mais de 5 mil pessoas. 

A presidente da Sebastiana, Rita Fernandes, que reúne os blocos de rua da Zona Sul da cidade, Santa Teresa e Centro, afirmou que a associação ainda não foi notificada e que está aguardando uma manifestação da prefeitura sobre esses cortes. "A princípio, a gente não aceita corte de desfiles de blocos tradicionais que desfilem há muito tempo. Eles (Riotur) vão ter que apresentar uma justificativa muito boa para cortar (blocos como) Banda de Ipanema, Carmelitas e Simpatia Quase Amor".

Na última quinta-feira, o colunista do jornal O Globo Ancelmo Gois publicou em seu blog que o presidente da Riotur, Marcelo Alves, havia finalizado a lista de desfiles dos blocos carnavalescos deste ano. Segundo o jornalista, 509 desfiles haviam sido autorizados mas ainda dependiam do aval do Corpo de Bombeiros. O número seria menor do que o do ano anterior, de 636. Além disso, segundo ele, a Zona Sul da cidade teria a maior redução na quantidade de desfiles, de 20%.

Contudo, a Riotur informou que ainda não pode divulgar a quantidade de blocos que desfilarão e nem quais serão as regiões mais afetadas devido à falta de documentação. Ainda segundo o órgão, não há previsão de quando será divulgado o número oficial.

*Estagiária sob supervisão de Thiago Antunes

 

Você pode gostar