Componentes ensaiam durante a noite no Sambódromo sob 
supervisão de Carlinhos 
 - Acervo pessoal / Carlinhos de Jesus
Componentes ensaiam durante a noite no Sambódromo sob supervisão de Carlinhos Acervo pessoal / Carlinhos de Jesus
Por *Luana Dandara

Rio - Com extensa experiência no Carnaval, Carlinhos de Jesus está de volta aos trabalhos na Sapucaí, depois de passar o último ano 'de molho'. O coreógrafo, de 65 anos, vai estrear na Portela no comando da comissão de frente. Em meio aos ensaios noturnos na Avenida, não dá para ter a dimensão do que vem por aí, mas o mestre adianta: "São dez mulheres que vão representar as guerreiras de Iansã no ritual do entardecer".

No enredo sobre Clara Nunes, a responsabilidade da comissão de frente será retratar a religiosidade da artista no desfile da Azul e Branca. "Não terá uma cópia, uma personagem de Clara Nunes, e sim toda sua religiosidade declarada. Vamos usar uma tecnologia simples na comissão, nossas ações serão todas manuais", explicou o profissional, que acrescentou um destaque na apresentação para o 'canto da sabiá'. "O que nós faremos é a cara da Portela. Vamos na contramão da história, será algo novo. É um risco, mas vamos buscando os 40 pontos. A minha entrega na escola é total e absoluta".

Depois de mais de 10 anos na Mangueira, e com passagens pela Beija-Flor, Império Serrano, Vila Isabel e União da Ilha, Carlinhos afirmou que o enredo sobre Clara deixa sua entrada na Portela ainda mais especial por conta da proximidade com a artista. "Tinha uma convivência com a Clara de festas e sambas, ela me convidou duas vezes para um terreiro. Quero enaltecer artisticamente sua personalidade, a opulência dela", destacou Carlinhos, que disse ter sido muito bem recebido na escola de samba.

"Já fui passista da Portela, tinha uma relação de folião. Quando eu voltei na quadra para ser apresentado à família portelense foi um flashback maravilhoso na minha cabeça. É como voltar para o seio de uma família".

Sobre a relação com a carnavalesca Rosa Magalhães, o coreógrafo contou ter liberdade na criação. "Pude seguir minha intuição, e Rosa entendeu e me deixou muito à vontade. Ela é uma mestra de um trabalho atencioso e minucioso, estou lisonjeado", ressaltou Carlinhos, que ensaia diariamente com os 15 componentes da comissão de frente. "A Portela me ajudou a trazer uma nova linguagem, um desafio. O nervosismo é como se fosse primeira vez", finalizou.

Terceira agremiação a entrar na Avenida, na segunda-feira de Carnaval, a Portela lutará pelo 23º título de sua história com o enredo 'Na Madureira Moderníssima, Hei Sempre de Ouvir Cantar uma Sabiá'.

Ensaios: Avenida se prepara

Mesmo com clima de incerteza que paira no ar, com relação aos ensaios técnicos na Sapucaí, neste ano, a Liga das Escolas de Samba (Liesa) já prepara o Sambódromo para receber os testes das escolas.

"Estamos preparando a organização e montagem da Avenida na expectativa que os ensaios ocorram", disse o presidente da Liga, Jorge Castanheira. Os trâmites dos patrocínios por parte da Light e de outras empresas através da Lei Rouanet ainda não foram finalizados.

A reunião para oficializar o retorno dos ensaios, divulgada pelo colunista do DIA Leo Dias, na quarta-feira, até agora não aconteceu. "Prefiro não falar (sobre os trâmites para o evento) para não atrapalhar a negociação. Mas isso deve sair nas próximas 24h ou 48h. Estamos tentando ao máximo viabilizar os ensaios", ponderou Castanheira.

Entre as escolas de samba, no entanto, há mais uma preocupação: o investimento para contratar ônibus, som e camisetas para os integrantes. Em meio as 'vacas magras', o valor aproximado de R$ 5 mil, que é utilizado pelas escolas para custear o ensaio, fará falta.

*Estagiária sob supervisão de Angélica Fernandes

Você pode gostar
Comentários