Por O Dia

Rio - O Projeto A Arte Gerando Renda está com inscrições abertas para oficinas profissionalizantes gratuitas, com foco no Carnaval 2020. As opções são: Fantasias e Adereços, Maquiagem Social, Maquiagem Artística, Unhas Decoradas, Artesanato, além de Turbantes e Tranças afro. O projeto tem patrocínio de Eudora, Kasznar Leonardos e apoio do Instituto Grupo Boticário. As aulas serão divididas em dois módulos: um de março a maio e o segundo de maio a julho, são 150 vagas para cada um. Para participar basta ter mais de 15 anos, sem limite de idade, e comparecer ao CRAS Rinaldo de Lamare (Avenida Niemeyer 776, 8º Andar), a partir do dia 11 de fevereiro, das 13h30 às 17h30.

"As aulas do projeto iniciarão na semana seguinte, logo após o Carnaval, justamente para capacitar os alunos e prepará-los para o carnaval de 2020. A movimentação das escolas de samba é o ano inteiro. O mercado de trabalho nessa área não para, e a falta de mão de obra qualificada é grande. Um de nossos principais objetivos é justamente qualificar as pessoas que sonham em trabalhar na folia. Entre nossos professores temos um carnavalesco e maquiadores renomados que fazem as comissões de frente, alas e destaques das agremiações. O aluno aprende com quem está diretamente envolvido na maior festa de nosso país”, aponta Marcello Andriotti, diretor da ONG Favela Mundo, que faz a gestão do projeto.

O Projeto A Arte Gerando Renda foi criado para gerar oportunidades para moradores de favelas que têm acesso a escolas de samba e muita vontade de trabalhar com arte, mas não possuem conhecimentos básicos para exercerem funções nas agremiações ou até mesmo para ingressar no mercado de trabalho, em salões de beleza. Cada curso tem a duração de dez semanas, com aulas semanais. Ao final, os participantes são certificados e podem estagiar em barracões de escolas de samba ou em produções teatrais. Os formados de 2017, tiveram a oportunidade de trabalhar nos desfiles da Mangueira, Salgueiro e Beija-flor em 2018.

Em 2014, a ONG Favela Mundo foi reconhecida como um “Modelo de Inclusão Social nas Grandes Cidades”, no World Cities Day 2014, na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos. Ao todo, a entidade já esteve presente, levando a bandeira de nosso país, em oito eventos no exterior.

Você pode gostar
Comentários