Mais Lidas

Cordão do Boitatá agita foliões na Praça XV

Sob calor, cerca de 15 mil pessoas pulam Carnaval neste domingo no Centro do Rio

Por Lucas Cardoso

Cordão do Boitatá anima multidão na Praça XV
Cordão do Boitatá anima multidão na Praça XV -

Rio - O calor e o clima abafado marcaram o 23º desfile do bloco Cordão do Boitatá, na Praça XV, no Centro do Rio, neste domingo. Cerca de 15 mil pessoas estavam presentes curtindo a folia. A estimativa dos organizadores era de 10 mil pessoas no local.

Com gritos de Marielle Presente, os foliões lotaram a Praça XV. Muitos aproveitaram o momento para protestar. Alguns cartazes com os dizeres "Lula Livre", "Ele não" - expressão usada durante a eleição contra o presidente Jair Bolsonaro - e "Não é não" - slogan de campanha contra o assédio às mulheres no carnaval - foram vistas no meio da multidão.

A acessibilidade foi outro assunto pautado no cortejo. Renata Carvalho, de 36 anos, mora em Niterói e comentou sobre as dificuldades para quem tem algum tipo de deficiência curtir o carnaval. "A maioria dos espaços do Carnaval não tem condições acessíveis para pessoas com deficiência. São os foliões que facilitam a nossa vida. Muitas vezes, dependemos da empatia deles para poder curtir a festa, que deveria ser de todos", afirmou a cadeirante.

A criatividade não ficou de fora da festa. Um grupo de amigos se fantasiou de "Os caça-fantasmas", em referência ao filme de mesmo nome. Lucas Guimarães, de 28 anos, Gregory Combat, de 30, Bianca Riani, de 22 e Thana Nascimento, de 28, usaram conduítes, caixa de papelão, fios e lata de refrigerante para confeccionarem as roupas. "Não gastamos quase nada para fazer toda a fantasia. Primeiro, o macacão arrumamos com uma galera de doação, depois compramos uma amoeba e o restante é material reciclado e muita criatividade", contou o grupo.

Cordão do Boitatá anima multidão na Praça XV - Lucas Cardoso/O Dia

Cordão do Boitatá anima multidão na Praça XV - Lucas Cardoso/O Dia

*Colaborou a estagiária Ana Mello

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Cordão do Boitatá anima multidão na Praça XV Lucas Cardoso/O Dia
Cordão do Boitatá anima multidão na Praça XV Lucas Cardoso/O Dia

Comentários