Internautas comparam resultados de São Paulo e do Rio  - Reprodução Twitter
Internautas comparam resultados de São Paulo e do Rio Reprodução Twitter
Por O Dia

Rio - Após a consagração da Estação Primeira de Mangueira como a grande campeã do Carnaval 2019, as redes sociais foram tomadas de reações e homenagens para a Verde e Rosa. O nome da agremiação e a hashtag #MariellePresente estão nos trending tropics do Twitter como um dos assuntos mais comentados no Brasil. 

"Sim, sou Portela. Sim, saí no salgueiro junto do meu irmão Fred Camacho (samba campeão). Mas QUE ALEGRIA A MANGUEIRA CAMPEÃ COM ESSE ENREDO!!! Tão corajoso, tão necessário, tão agregador — não só por causa dos tempos atuais, mas para todos os tempos", escreveu a cantora Maria Rita. 

A Mangueira levou para a Marquês de Sapucaí o enredo, assinado pelo carnavalesco Leandro Vieira, que recontou a história do Brasil por meio de heróis da resistência negros e índios. A escola de samba também homenageou a vereadora Marielle Franco, assassinada junto com o seu motorista Anderson Gomes, em março do ano passado. 

Carnaval Rio de Janeiro, quadra da Mangueira. Foto:Alexandre Brum/Agência O Dia - Alexandre Brum/Agência O Dia

Além de campeã, a Verde e Rosa também foi premiada com o Tamborim de Ouro, concedido pelo DIA.

"A Mangueira é campeã do carnaval carioca! Viva os índios, negros e pobres.Viva os heróis esquecidos da nossa história. Viva Marielle", comentou o deputado federal David Miranda (Psol) companheiro de partido da vereadora. 

"Feliz pelo carnaval, pela Mangueira e pelo meu amigo Leandro. Orgulhoso, não tem como, de ver que a escola desfilou com dois textos meus no carro dos livros (o da "ditadura nunca mais" e o do Floriano). A gente que batalha por uma história pública e popular só pode comemorar", declarou o escritor e historiador, Luiz Antônio Simas. 

Internautas também usaram as redes sociais para comparar os resultados das agremiações de São Paulo e do Rio de Janeiro. No carnaval paulista, a Vai-Vai foi rebaixada pela primeira vez em sua história com um enredo que homenageava Marielle Franco. 

 

 

 

 

Você pode gostar
Comentários