Anitta no Bloco das Poderosas, edição 2018 - Estefan Radovicz/Agência O Dia
Anitta no Bloco das Poderosas, edição 2018Estefan Radovicz/Agência O Dia
Por RICARDO SCHOTT

O Carnaval só acaba quando termina - e no que depender da animação dos foliões, a ressaca da folia vem com a mesma energia dos três dias de festa. O fim de semana traz blocos como o Berço do Samba, o Mulheres de Chico, o Boka de Espuma, o Eu Amo Cerveja, dentre outras turmas que se espalham por vários cantos do Rio de Janeiro. Para arrastar multidões pelo Centro da cidade, nada melhor que o Bloco das Poderosas, da cantora Anitta (concentração às 7h na Rua Primeiro de Março, amanhã) e o Monobloco (mesma rua, no domingo, às 8h).

Anitta, que tem aparecido bastante nas páginas dos jornais e nos sites durante os últimos dias - e ganha dia 30 uma biografia sua, escrita pelo colunista de O DIA Leo Dias - tem feito homenagens a ícones do pop dos anos 1990 pelos locais por onde leva o bloco. Terça, em Belo Horizonte, lembrou a roupa de Christina Aguilera no clipe de 'Can't Hold Us Down'. E já fez releituras de Débora Brasil (dançarina da primeira fase do É o Tchan), Mariah Carey, Beyoncé, Tiazinha e Feiticeira. O bloco, além de Minas, passou recentemente por Brasília, Salvador e Recife, entre outros lugares. No domingo, encerra a turnê em São Paulo, com show no Espaço das Américas.

"Estou muito animada para o bloco de 2019! É o meu quarto ano aqui no Rio de Janeiro, que é a minha cidade. Tenho certeza que será especial. Estarei acompanhada dos meus convidados incríveis e estou guardando algumas surpresas para vocês! Nos vemos no sábado!", avisa a cantora.

O Monobloco também tem excursionado pelo Brasil, como é de costume nas datas próximas ao Carnaval. Já é tradicional que o bloco desfile no Centro do Rio no primeiro fim de semana após a festa. Foi algo que começou logo nos primeiros anos do bloco, quando a turma ainda se arrastava pela Zona Sul carioca, e virou hábito, mesmo com a migração para o Centro. O cronograma do Monobloco em 2019 levou a turma para Belo Horizonte no domingo anterior à festa, para São Paulo na terça de Carnaval e, no encerramento, neste domingo no Rio.

"Isso cria uma oportunidade para a turma que frequenta as oficinas, já que temos oficinas em São Paulo e BH, e tem gente que circula, vai para outros lugares. Neste Carnaval teremos a maior bateria da história no Rio: 240 batuqueiros. São 170 do Rio, e o resto vem das oficinas de BH e SP", alegra-se Celso Alvim, mestre de bateria e um dos fundadores.

O tema do Monobloco para 2019 é 'Abram Alas Pra Elas - Homenagem às Mulheres da Música Brasileira', mas o repertório ainda tem músicas de Jorge BenJor, Dona Ivone Lara, Marina Lima, Ludmilla, Anitta, Iza, além de outros e outras. "Vamos cantar também o samba campeão da Mangueira (sobre a vereadora Marielle Franco), que simboliza o Carnaval democrático. Não dá para calar a boca do povo", exclama Celso.

BLOCOS DE FIM DE SEMANA

HOJE:

BLOCO DO BROW. Praça Iaiá Garcia, Ribeira, Ilha do Governador. Concentração e início às 18h, encerramento às 22h.

BLOCO SÓ TAMBORINS. Travessa Mosqueira, Lapa. Concentração às 18h, início às 20h, encerramento às 22h.

AMANHÃ:

BERÇO DO SAMBA. Travessa Mosqueira, Lapa. Concentração às 16h, início às 19h, encerramento às 22h.

BLOCO BAFAFÁ. Avenida Vieira Souto, posto 9, Ipanema. Concentração e início às 10h, encerramento às 14h.

BLOCO CARNAVALESCO PELA SACO. Praça Corumbá, Botafogo. Concentração às 17h, início às 18h, encerramento às 21h.

BLOCO DAS PODEROSAS. Rua Primeiro de Março, Centro. Concentração às 7h, início às 9h, encerramento às 13h.

BLOCO QUIZOMBA. Rua dos Arcos, Lapa. Concentração às 10h, início às 11h, encerramento às 16h.

BLOCO SUPERBACANA. Praça Afonso Pena, Tijuca. Concentração às 14h, início às 16h, encerramento às 19h.

BLOCO UNIDOS DO CARAXUÉ. Rua Cerqueira 74 (Padaria do Manduca), Paquetá. Concentração às 15h, início às 16h, encerramento às 18h.

CHULÉ DE SANTA. Largo do Curvelo, Santa Teresa. Concentração às 10h, início às 12h, encerramento às 15h.

EU AMO CERVEJA. Arcos da Lapa, Lapa. Concentração e início às 13h, encerramento às 17h.

MISTURA DE SANTA. Mirante do Rato Molhado, Santa Teresa. Concentração às 17h, início às 18h, encerramento às 22h.

MULHERES DE CHICO. Costão do Leme (Areia), Leme. Concentração às 16h, início às 17h, encerramento às 20h.

SE ESSA RUA FOSSE MINHA. Praça Paulo VI, Flamengo. Concentração às 10h, início às 12h, encerramento às 16h.

TOCO CRU PEGANDO FOGO. Avenida Lucio Costa 3.300, Barra da Tijuca. Concentração às 12h, início às 14h, encerramento às 18h.

DOMINGO:

BLOCO CONFRARIA. Rua Alcindo Guanabara 15, Centro. Concentração e início às 14h, encerramento às 18h.

BLOCO BONDE DA FOLIA. Rua Fonseca Guimarães 8, Santa Teresa. Concentração às 12h, início às 14h, encerramento às 18h.

BLOCO QUEM VAI VAI, QUEM NÃO VAI, NAO CAGUETA! Praça Jerusalém, Ilha do Governador. Concentração e início às 18h, encerramento às 21h.

BOKA DE ESPUMA. Rua Marques de Olida, Botafogo. Concentração às 16h, início às 18h, encerramento às 22h.

BROXADÃO. Avenida Atlântica com Rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana. Concentração às 14h, início às 16h, encerramento às 18h.

CONJUNTO HABITACIONAL BARANGAL. Avenida Vieira Souto, Posto 9, Ipanema. Concentração às 9h, início às 10h30, encerramento às 15h.

MONOBLOCO. Avenida Primeiro de Março, Centro. Concentração às 8h, início às 9h, encerramento às 14h.

TAMO JUNTO IN FOLIA. Rua Figueiredo Camargo, esquina com a Rua Irere, em Padre Miguel. Concentração às 16h, início às 18h, encerramento às 22h.

TÔ NO RECREIO. Avenida Lucio Costa, posto 10, Recreio. Concentração às 16h, início às 18h, encerramento às 22h.

Você pode gostar
Comentários