Ontem, o prefeito entregou cheque simbólico para os desfiles da Intendente e posou com camiseta da Liesb - fotos de Marco Antônio Rezende / Prefeitura do Rio
Ontem, o prefeito entregou cheque simbólico para os desfiles da Intendente e posou com camiseta da Liesbfotos de Marco Antônio Rezende / Prefeitura do Rio
Por *Luana Dandara

Rio - A disputa entre as ligas que administram os desfiles da Intendente Magalhães, para o Carnaval 2020, ganhou novo capítulo. Anunciados no mês passado, os R$ 3 milhões da subvenção municipal foram entreguem, de forma simbólica, ontem, em cerimônia no Palácio da Cidade. O cheque, entretanto, não tem valor legal e, além de conter a logo da Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (Liesb), foi entregue apenas a representantes dessa liga.

Enquanto isso, a Liga Independente Verdadeira Raízes das Escolas de Samba (Livres), que busca gerir as agremiações da Série B, segue sem protagonismo junto à prefeitura, mesmo após se reunir com o presidente da Riotur, Marcelo Alves, na semana passada. Faltando quatro meses para os desfiles, as escolas da Intendente continuam sem dinheiro no caixa e sem soluções.

Na cerimônia, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, discursou, afirmando que "nunca o Carnaval foi tão bem tratado em termos de investimento". "Triplicamos os recursos para a Intendente", completou.

Por nota, a Riotur destacou o fato de a entrega ter sido simbólica. A definição de qual liga comandará a Série B deve acontecer pelo órgão na próxima semana: "Os documentos enviados pela Liesb e pela Livres estão sendo analisados".

Presidente da Liesb, Clayton Ferreira definiu como prudente o posicionamento da Riotur, já que o repasse financeiro ainda não aconteceu. "Mas foi marcada uma reunião na próxima semana para assinarmos a primeira parcela. Não me preocupa minimamente a tentativa da Livres de administrar a Série B. Todas as tratativas do prefeito legitimam a Liesb", destacou. A liga administra, atualmente, as Séries B, C, D e E do Carnaval.

Do outro lado, a presidente da Livres, Raphaela Nascimento, preferiu aguardar a definição da Riotur para se posicionar e, possivelmente, entrar com medidas judiciais. O integrante da Livres e presidente da Caprichosos de Pilares, Carlos Leandro, foi mais incisivo: "Ainda acredito na lisura da Riotur, pois toda documentação que comprova maioria da Série B pela Livres foi entregue. Não vamos compactuar com a Liesb, que cometeu várias arbitrariedades com as agremiações. Se precisar, vamos, sim, à Justiça".

Caprichosos na Série E

Rebaixada para a Série E por ficar dois anos sem desfilar, a Caprichosos tenta, com a Livres, desfilar pela Série B no ano que vem. Porém, caso a Liesb seja oficializada pela Riotur, a escola terá, mesmo, que amargar o último grupo do Carnaval. "A Liesb não vai virar a mesa, estaríamos rasgando o regulamento", sentenciou o presidente da liga.

Abertura do Sambódromo para a Série A segue indefinida

Quase um mês depois de a Liga das Escolas de Samba do Rio (Lierj) entregar um documento à prefeitura, propondo a abertura dos portões do Sambódromo nos desfiles da Série A, com o objetivo de receber a subvenção municipal, a Riotur ainda não se reuniu com o grupo para discutir a proposta. Para o presidente da agremiação Acadêmicos do Sossego, Hugo Júnior, parece haver uma má vontade da pasta em solucionar a questão.
Publicidade
 
"É um descaso essa demora, porque o Carnaval tem data e hora para acontecer. Acho que falta interesse da Riotur em resolver. Precisamos de uma definição da subvenção para tocar os trabalhos, esse valor municipal é de suma importância. Mas acredito e torço para um desfecho positivo".
Publicidade
 
Oficialmente, a Riotur informou que a reunião será agendada após o Rock in Rio, que termina amanhã. A Empresa de Turismo reforçou, entretanto, que questões operacionais de controle de acesso e segurança para abertura da Sapucaí seguem sem solução. "Com relação à subvenção, até o momento, a posição é de que não haverá repasse de verba pública.
Publicidade

* Estagiária sob supervisão de Marcelo Senna
Você pode gostar
Comentários