Abertura do Carnaval acontece neste domingo

Bloco da Favorita, em Copacabana, será palco da eleição final do Rei Momo e da Rainha do Carnaval carioca, inaugurando a festa

Por FABIO PERROTA

A segunda semana do ano ainda nem terminou, mas os blocos de Carnaval já estão pedindo passagem. Neste domingo, cinco blocos movimentam as ruas da cidade.

De acordo com a Riotur, a expectativa é de que o Carnaval seja capaz de injetar cerca de R$ 4 bilhões na economia do município. Estima-se também que a cidade receba 1,9 milhão de turistas. Atualmente, a ocupação da rede hoteleira está em 68%, a maior dos últimos quatro anos nesse período. A previsão, contudo, é chegar aos 100% de ocupação na época da festança.

A abertura do Carnaval fica por conta do popular Bloco da Favorita, que desfila em Copacabana e deve atrair cerca de 700 mil pessoas para a orla. Por lá, também será feita eleição final do Rei Momo e da Rainha do Carnaval carioca. O Bloco da Favorita terá como palco o mesmo lugar do show para a virada do ano. A folia está confirmada, apesar de contrariar a Sociedade Amigos de Copacabana.

Um pedido do Ministério Público do Rio (MPRJ) contra a apresentação do Bloco da Favorita no domingo na Praia da Copacabana foi negado ontem pela Justiça.

O juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva, da 9ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Rio, alegou que não caberia ao Poder Judiciário autorizar o bloco, competência da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. O magistrado também citou a liberdade de reunião e manifestação cultural em sua decisão.

O evento acontece de 13h às 18h. Haverá também desfile do bloco Deu Liga na Rua (meio-dia), no Centro; e ensaio dos blocos Fica Comigo e Bloco da Anitta, na Gávea (16h), além do ensaio do Tambores de Olokum, no Aterro (16h).

 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários