Bloco da Zona Sul faz homenagem à cultura de botequim

Enredo do bloco Põe na Quentinha? celebra Alfredinho do Bip Bip e Tia Vavá, do Bar da Frente

Por Felipe Gavinho*

Integrantes do bloco reunidos em bar da Praça da Bandeira. Lançamento da camiseta e enredo será hoje
Integrantes do bloco reunidos em bar da Praça da Bandeira. Lançamento da camiseta e enredo será hoje -

Samba e gastronomia é uma combinação mais do que perfeita. Não à toa, desde 2015, o Põe na Quentinha? tem se destacado na folia do Rio, unindo Carnaval e botequim, duas das maiores paixões do carioca. E, hoje, a partir das 10h, o bloco lança a camiseta do enredo 2020 — 'Alfredinho e Tia Vavá não deixam o boteco fechar'. A festa será na Praça do Lido, em Copacabana, na Zona Sul.

O enredo do bloco vai homenagear Alfredinho e Tia Vavá, duas referências da gastronomia carioca. Ambos falecidos e donos de bares que lutavam para preservar o botequim como elemento cultural. Alfredinho, do Bip Bip, inaugurado em 1968, foi uma figura emblemática do samba e da boemia.

Já Valéria Rezende, a Tia Vavá, foi responsável por criar iguarias — o porquinho no quimono, o fondue de coxinha e o croquete de mortadela, entre outras delícias — na cozinha do Bar da Frente, criado em 2009.

Fundador do Põe na Quentinha?, o fotógrafo Berg Silva lembra da importância dos dois ícones da cultura de botequim carioca. "Onde quer que estejam, tenho certeza que eles estão protegendo todos que gostam de samba, de botequim e de Carnaval", destaca.

 

Folia agita Copacabana

O Põe na Quentinha? vai promover, dia 15 de fevereiro, o 'Grandioso Desfile Parado', que acontecerá na Praça do Lido, em Copacabana. O novo local é uma parceria com o Polo Copacabana e visa a revitalização da região.

Já no dia 16 de fevereiro, o Põe na Quentinha? vai lançar o bloco infantil Melzinho na Chupeta, também na Praça do Lido. Em ambos os eventos são esperadas até quatro mil foliões. Além da festa, haverá 12 expositores para oferecer o melhor da gastronomia de botequim carioca. E o melhor, a preços acessíveis.

"A gente tem tido mais camelô do que barraquinha de chefe de cozinha no nosso bloco. Seria impossível a gente conseguir pagar as contas. Então vamos promover o evento", revela Berg Silva.

* Estagiário sob supervisão de Gustavo Ribeiro 

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

Integrantes do bloco reunidos em bar da Praça da Bandeira. Lançamento da camiseta e enredo será hoje Ricardo Cassiano
Rio, 30/01/2020 - ESPECIAL - Carnaval 2020. Camiseta do Bloco Poe na Quentinha. Na foto: Bergue Silva (camiseta do bloco) Praca da Bandeira. Zona norte do Rio. Foto: Ricardo Cassiano/Agencia O Dia Ricardo Cassiano/Agencia O Dia

Comentários