Integrantes do bloco vão desfilar amanhã no Largo da Glória. Concentração começa a partir das 13h  - Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Integrantes do bloco vão desfilar amanhã no Largo da Glória. Concentração começa a partir das 13h Gilvan de Souza / Agencia O Dia
Por RENAN SCHUINDT

Embora seja paraense, o carimbó é um dos ritmos que prometem agitar as ruas da cidade maravilhosa durante o carnaval de 2020. Não à toa, a busca por oficinas de percussão tem sido grande e cresce à medida que a festa de Momo se aproxima. Na Lapa, até um bloco dedicado ao ritmo foi criado: "O Vai tomar na Cuia". A estreia será amanhã, às 14h, no Largo da Glória, na Zona Sul.

Formada por oito músicos, a banda Afroribeirinhos é a responsável pela criação do bloco. O nome faz referência à uma das composições do grupo. "Esse é um movimento essencial. Eu mesmo, vim para o Rio, há dois anos, com a intenção de propagar nossa cultura. A banda, assim como o bloco, é o grito dos povos da Amazônia", diz o vocalista, Dibob da Silva.

O repertório contará com outros estilos dançantes, como a cúmbia, a guitarrada, o brega, a salsa, o beiradão e o lundú marajoara. Motivos a mais para os foliões aproveitarem. Principalmente as mulheres, que são maioria, segundo Dibob. "O povo fica muito curioso com o carimbó. Porém, elas são as mais interessadas, tanto nas aulas como na dança", afirma.

Para Dibob, um fator em comum pode justificar o sucesso do ritmo paraense na terra do samba. "É um estilo quente, e isso, tanto a Região Norte quanto o Rio têm de sobra", conclui o músico.

Entre as atrações do 'Vai Tomar na Cuia', estão o 'Paredão Percussivo', uma reunião de curimbós e maracas (instrumentos típicos do carimbó) e o corpo de dança 'Encantado', que interpreta as canções do bloco por meio da expressão corporal.

Quem não puder acompanhar o desfile amanhã, ainda terá uma chance de conhecer o trabalho da banda. No próximo dia 15, às 22h, a Afroribeirinhos participa do Pré-carnaval do Néctar, na Barra. A entrada custa é R$ 10, até 23h.

Origem musical

O carimbó teve origem no século XVII, a partir dos costumes indígenas. O nome é em homenagem ao instrumento musical curimbó, tambor artesanal utilizado em apresentações artísticas e religiosas. A junção de 'curi' (pau oco) e 'm'bó' (furado) significa 'pau que produz o som'. Os movimentos giratórios surgiram de um hábito de pescadores e agricultores. Sempre ao final do dia, após terminarem suas atividades, os trabalhadores costumavam se reunir para dançar ao som dos tambores. O nome mais respeitado do ritmo é Dona Onete, que esteve recentemente no Circo Voador, onde foi ovacionada pelo público.

BLOCOS DESTE SÁBADO
Publicidade
Banda de Ipanema
R. Visc. de Pirajá 61, às 17h
Publicidade
Desliga da Justiça
Praça Santos Dumont, na Gávea, às 8h
Publicidade
Spanta Neném
Lagoa, às 11h
Publicidade
GB Bloco
Praça do Chorinho, em Laranjeiras, às 13h
Publicidade
Imprensa Que Eu Gamo
Rua Gago Coutinho, às 13h
Publicidade
Carmelitas
Praça Tiradentes, às 16h
Publicidade
Calma Amor
Praça da Rosa Fernandes, no Irajá, às 14h
Publicidade
Os 20 de Ouro
Estrada do Rio Jequiá, na Ilha do Governador, às 16h
Publicidade
 
Você pode gostar
Comentários