Escolas da Intendente usam barracão em Oswaldo Cruz. Desfile começa hoje com o Grupo de Acesso - Fabio Costa
Escolas da Intendente usam barracão em Oswaldo Cruz. Desfile começa hoje com o Grupo de AcessoFabio Costa
Por Yuri Eiras
Na Rosas de Ouro, escola do Grupo de Acesso da Intendente Magalhães, Nilce Fran é presidente, enredo e o que mais precisar. Quando falta material, é ela quem vai ao Mercadão de Madureira para renovar o estoque de adereços. "Cheguei carregada de bolsas. É muito amor", diz. A escola que tem a passista da Portela como enredo é uma das 58 que desfilarão no chamado 'Carnaval do Povo' da Intendente, onde a entrada é grátis. Ali, longe dos holofotes da Sapucaí, os apaixonados por carnaval jogam nas 11.
A Rosas de Ouro, fundada como bloco nos anos 1970 por integrantes da Portela - entre eles Candeia e Wanderley Francisco, pai de Nilce -, desfila domingo, por volta das 20h. Por volta das 4h, é a madrinha Portela quem desfila na Sapucaí. Na primeira, Nilce é o enredo. Na segunda, diretora de harmonia e coordenadora da ala de passistas. Haja amor e fôlego.
Publicidade
"Eu nasci no carnaval, cresci nessa logística. Sou presidente da escola que meu pai fundou, agora também enredo. É gratificante. As escolas desse grupo são menores, o processo é muito difícil. A paixão nos guia, você tem que jogar nas 11. A gente não tem dinheiro para pagar salários, então todo mundo se ajuda", admite a passista, enquanto dava uma mão de tinta na imagem de Iansã. "É minha mãe. Tem que estar linda".
19/02/2020 - Rio de Janeiro - Especial carnaval 2020 na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, Nilce Fran , presidente da Rosa de Ouro, e Luiz das Faixas Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia - FabioCosta
Carnavalesco e mestre-sala
Publicidade
Jogar nas 11 também é um termo recorrente na Unidos da Vila Santa Tereza, agremiação de Coelho Neto. Caaio Araujo - com 'a' duplicado, mesmo - já foi mestre-sala e diretor de carnaval da escola. Ano passado, foi anunciado como carnavalesco sem saber. Topou a missão no susto e criou o enredo "No Saçarico da Intendente, a Vila Canta Rosa", sobre a experiente carnavalesca Rosa Magalhães. "Nunca foi pretensão ser carnavalesco, mas minha família faz parte da escola. Minha mãe já foi presidente, agora é vice. Minha irmã é diretora de barracão. A gente vai se ajudando", diz Caaio, que além de carnavalesco é mestre-sala na Acadêmicos de Vigário Geral, escola da Série A da Sapucaí - desfilou na sexta-feira.
19/02/2020 - Rio de Janeiro - Especial carnaval 2020 na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, o carnavalesco Caio Araújo da Escola de Samba Vila Santa Tereza Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia - FabioCosta
A presidente da Vila Santa Tereza, Patrícia Drummond, não tem cerimônia. Cola adereços nas alegorias, carrega peso e serve almoço para a tropa de ajudantes. Nos últimos dias antes do desfile, marcado para segunda-feira, ela tem passado as noites no barracão. "Vou dormir em cima da alegoria. Trouxe meu travesseiro, meu colchonete". 
19/02/2020 - Rio de Janeiro - Especial carnaval 2020 na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz,A presidente da Escola de Samba Vila Santa Tereza , Patrícia Durmmond dorme no barracão para ajudar na escola . Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia - FabioCosta
Publicidade
 O galpão das escolas da Intendente fica em Oswaldo Cruz e reúne praticamente todas as escolas da Intendente. Agremiações rivais ficam lado a lado. "A gente até se ajuda, mas carnaval é competição. Quando preciso ir ao banheiro, eu vou olhando para baixo, sem nem prestar atenção nas alegorias das outras escolas. Não quero ter preocupação. Já bastam as minhas", brinca.
* Errata: diferente do informado anteriormente, a Lierj não receberá uma agremiação da Liesb e outra da Livres. Para Carnaval de 2021, duas escolas da Liesb subirão à Sapucaí.
Publicidade
19/02/2020 - Rio de Janeiro - Especial carnaval 2020 na Entendente Magalhães na zona norte do Rio, barracão usado por todas as escolas em Oswaldo Cruz, Foto: Fabio Costa/Agencia O Dia - FabioCosta
Mudanças na festa
Publicidade
A Liga Independente das Escolas de Samba do Brasil (Liesb) informa que a festa 2020 na Intendente Magalhães, em Campinho, será aberta hoje, domingo, às 20h, com o Grupo de Acesso. Amanhã, dia 24, será o primeiro dia de desfiles do Grupo Especial, a partir das 20h, enquanto na terça-feira (25) acontece a segunda parte, com início às 19h. 

Ainda segundo a liga, subirão duas agremiações do Grupo Especial da Liesb para a Série A e descerão duas agremiações da Lierj (Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro) para o Grupo Especial da Liesb. 

Subirão sete agremiações do Grupo de Acesso para o Grupo Especial e descerá uma agremiação do Grupo Especial para o Grupo de Acesso. Já oito agremiações do Grupo de Avaliação vão subir  para o Grupo de Acesso. E descerá uma do Grupo de Acesso para o Grupo de Avaliação.

O Grupo de Avaliação desfilará no Sábado das Campeãs, dia 29, a partir das 18h, e pelo primeiro ano será comandado pela Liesb.

A Riotur informou que recebeu ofício da Lierj, onde a liga que comanda a Série A se pronunciou que só receberia em seu quadro de filiadas as agremiações da Liesb, que comandará a festa com estrutura e jurados próprios, sem qualquer tipo de compartilhamento no processo de desfiles, apuração e resultados.

As agremiações dissidentes da Liesb, que optaram em desfilar por outra liga no Carnaval 2020, estão excluídas dos quadros associativos da instituição.
Confira a ordem dos desfiles
Publicidade
Grupo de Acesso da Intendente Magalhães – Hoje, 23 de fevereiro

1. G.R.E.S. IMPERADORES RUBRO-NEGROS
2. G.R.E.S. UNIDOS DE COSMOS
3. G.R.E.S. INDEPENDENTE DA PRAÇA DA BANDEIRA
4. G.R.E.S. LEÃO DE NOVA IGUAÇU
5. G.R.E.S. ACADÊMICOS DA DIVERSIDADE
6. G.R.E.S. ROSA DE OURO
7. G.R.E.S. ACADÊMICOS DA ABOLIÇÃO
8. G.R.C.E.S. VICENTE DE CARVALHO
9. G.R.E.S. UNIDOS DE MANGUINHOS
10. G.R.E.S. IMPÉRIO RICARDENSE
11. C.C..E.S. UNIDOS DO CABUÇU
12. G.R.E.S. CAPRICHOSOS DE PILARES

Grupo Especial da Intendente Magalhães – Amanhã, 24 de fevereiro
1. G.R.E.S. INDEPENDENTES DE OLARIA
2. G.R.E.S. PASSA RÉGUA
3. S.R.E.S. ARRANCO
4. G.R.E.S. UNIDOS DA VILLA RICA
5. G.R.E.S. SERENO DE CAMPO GRANDE
6. G.R.E.S. DIFÍCIL É O NOME
7. G.R.E.S. UNIDOS DA VILA SANTA TEREZA
8. G.R.E.S. UNIDOS DO JACAREZINHO
9. BOTAFOGO SAMBA CLUBE
10. G.R.E.S. UNIDOS DA VILA KENNEDY
11. C.C..E.S. UNIDOS DO FLOR DA MINA DO ANDARAI
12. G.R.E.S. UNIÃO DE JACAREPAGUÁ

Grupo Especial da Intendente Magalhães – Terça-feira, 25 de fevereiro
1. G.R.E.S. ACADÊMICOS DO JARDIM BANGU
2. G.R.E.S. UNIÃO DO PARQUE ACARI
3. G.R.E.S. UNIÃO DE MARICA
4. G.R.E.S. UNIÃO DO PARQUE CURICICA
5. G.R.E.S. EM CIMA DA HORA
6. G.R.E.S. ACADÊMICOS DO ENGENHO DA RAINHA
7. S.R.E.S. LINS IMPERIAL
8. G.R.E.S. IMPÉRIO DA UVA

Grupo de Avaliação – Sábado, 29 de fevereiro
Publicidade
1- GRES UNIÃO DE VAZ LOBO
2-GRES FEITIÇO DO RIO
3- GRES UNIDOS DA BARRA DA TIJUCA
4- GRES ACADÊMICOS DE JACAREPAGUÁ
5- GRES UNIDOS DO CABRAL
6- GRES FLOR DA PRIMAVERA
7- GRES IMPÉRIO DE PETRÓPOLIS
8- GRES PEIXE VAGABUNDO
9- GRES GURREIROS TRICOLORES
10- GRES ARRASTÃO DE CASCADURA
11- GRES MOCIDADE UNIDA DO SANTA MARTA
12- GRES MOCIDADE UNIDA DA CIDADE DE DEUS
13- GRES ALEGRIA DO VILAR
14- GRES CHATUBA DE MESQUITA
15- GRES ACADÊMICOS DO DENDÊ
16- GRES UNIÃO CRUZMALTINA
17- GRES COROA IMPERIAL
18- ARES NOVO IMPÉRIO
19- GRES MAJESTADE DO SAMBA
20- GRES RIO MINAS