Larissa ManoelaReprodução/Instagram

Rio - Após a repercussão na internet, Larissa Manoela agradeceu todo o apoio que tem recebido por conta de seu estado de saúde, inclusive do namorado, o ator André Luiz Frambach. A atriz de 21 anos, revelou nas redes sociais o seu diagnóstico de endometriose e síndrome do ováriopolicístico (SOP) nesta terça-feira (20).
Os fãs também agradeceram a atriz nos comentários: "É maravilhoso ver você usando toda a sua influência pra falar sobre esses assuntos lari, parabéns por toda a sua coragem! Estamos todas juntas nessa!" 
A atriz, que foi protagonista da novela "Além da Ilusão", na TV Globo, também publicou um vídeo no Instagram explicando melhor como recebeu o diagnóstico. Recentemente, a cantora Anitta também revelou ter sido diagnosticada com endometriose e precisou passar por um procedimento cirúrgico como forma de tratamento. A apresentadora Patrícia Poeta também afirmou sofrer da doença.
A doença
De acordo com dados disponibilizados pelo Hospital Israelita Albert Einsten, a doença é extremamente comum e atinge cerca de mais de dois milhões de brasileiras anualmente. Para que seja detectada, é necessário um diagnóstico clínico, que pode ser feito através de exames laboratoriais e de imagem, como: laparoscopia, ultra-som, ressonância magnética ou um exame de sangue denominado "marcador tumoral CA-125".
Segundo o Ministério da Saúde, a doença é crônica e regride naturalmente com a menopausa, por conta da queda na produção de hormônios femininos e o fim da menstruação. No entanto, mulheres mais jovens podem realizar tratamentos a base de remédios ou em caso de lesões maiores, submeter-se a cirurgia.
A endometriose pode causar fortes cólicas, sangramentos intestinais e urinários, dores após relações sexuais ou atividades habituais, além de provocar infertilidade. Por sua vez, a síndrome do ovário policístico (SOP) é um distúrbio hormonal comum, que provoca a presença de cistos, podendo causar mudanças no ciclo menstrual e acne, por exemplo.