Bil Araújo, Marina Ferrari, Rico Melquiades e Solange Gomes estão na final de ’A Fazenda 13’Antonio Chaestian/Record TV

Rio - Depois de três meses de competição, a 13ª edição de "A Fazenda", da Record TV, chega ao fim na noite desta quinta-feira, às 22h45. Os peões Bil Araújo, Marina Ferrari, Rico Melquiades e Solange Gomes disputam a preferência popular e o mais votado recebe o prêmio de R$ 1,5 milhão do reality rural, que foi comandado neste ano por Adriane Galisteu, primeira mulher a apresentar a atração. 
Assim como nas edições anteriores, a grande final da edição 2021 deve contar com a participação dos peões que foram eliminados nas semanas anteriores, com exceção de Fernanda Medrado, que abandonou o reality por questões psicológicas, e Nego do Borel, expulso após ser acusado por telespectadores de estuprar a modelo Dayane Mello, que  não teria condições de consentir a relação por estar bêbada após uma festa.
Trajetória dos finalistas
Ao longo da competição, 22 celebridades passaram pela sede do programa em Itapecerica da Serra, interior de São Paulo, e colocaram fogo no feno, mas apenas quatro chegaram à grande final. Bil Araújo e Marina Ferrari foram os primeiros participantes a garantir uma vaga ao eliminarem Aline Mineiro e MC Gui na primeira roça especial desta semana.
Depois de participar do "Big Brother Brasil" e "No Limite" e ter desempenhos nada satisfatórios, Bil surpreendeu ao chegar na final do reality da Record como um dos favoritos. Dentro da casa, o modelo é visto como manipulador pelos demais participantes. Já Marina só foi a uma roça durante a competição. Atualmente, a influenciadora digital está próxima de Rico, mas teve algumas brigas com o participante, que já era seu amigo antes da competição. 
Rico Melquiades e Solange Gomes conquistaram vaga na final após eliminarem Dynho Alves e Sthefane Matos na segunda roça especial desta semana.
Rico é considerado um dos protagonistas da edição e protagonizou cenas de briga com quase todos os peões. O humorista chegou a acusar Dynho Alves e Victor Pecoraro de agressão, além de ter sido amigo e rival de Dayane Mello. Ele chegou a apelidar a ex-aliada de "cobra caninana" e movimentou a web. Solange não ficou para trás e já teve tretas com vários peões. Ela protagonizou verdadeiros barracos com Mileide Mihaile e Marina Ferrari. A ex-musa da banheira do Gugu é a participante que voltou de mais roças, superando seis berlindas durante o jogo.
Términos
A atual edição do reality foi marcada por términos de relacionamentos. Dynho Alves e Sthefane Matos, que foram eliminados na mesma roça, viveram uma amizade colorida dentro do reality e viram seus relacionamentos da vida real irem ladeira a baixo. MC Mirella, que era casada com Dynho, e o influenciador Victor Igoh, que era noivo de Sthe, anunciaram os términos enquanto os peões ainda estavam confinados no reality rural.
Mas não foram somente eles que perderam seus amores. A noiva de MC Gui, a bailarina Bia Michelle, também fez desabafos devido a relação do funkeiro com a ex-Panicat Aline Mineiro, que é namorada do humorista Léo Lins, mas trocou carinhos e beijos com Dayane Mello. Aline e Léo possuem uma relação aberta, na qual ela pode ficar apenas com outras mulheres.
Polêmicas
Além da acusação de estrupo contra Nego do Borel e os términos de casais, a competição ficou marcada por diversas polêmicas, incluindo muitas falas consideradas preconceituosas. Dayane Mello, por exemplo, disse que não poderia tomar muito sol, pois a indústria da moda não contrata quando ela está mais morena por preferirem uma “beleza um pouco mais elegante”. A modelo também chegou a afirmar que “pessoas de cor” chegaram fugidas da África ao estado da Bahia. Ela ainda gerou polêmica ao usar uma faca para rasgar uma  jaqueta de Rico Melquiades.
Outros peões também foram acusados de homofobia. Primeiro, Dynho começou a imitar o participante Rico, reproduzindo de maneira pejorativa sua forma de andar, de falar e de lavar as mãos, enquanto ria, juntamente com Bil, Erasmo Viana, Gui Araujo. Na sequência, sugeriu que agrediria o humorista, o que levou pessoas a subirem a hashtag "Rico merece respeito" no Twitter. Erasmo também foi criticado por sugerir atirar em gays que transam em parque com arma de paintball.