Ocupação Ovárias - Elisa Mendes
Ocupação OváriasElisa Mendes
Por BRUNNA CONDINI

Rio - A segunda edição da ocupação 'Ovárias' acontece de hoje até 13 de maio no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, em Santa Teresa. O evento gratuito, com contribuição voluntária após as apresentações, é uma ocupação feminina artística e cultural voltada para a troca, reflexão e aprofundamento sobre o ser feminino do século 21.

Idealizado e organizado por Aline Mohamad, Monique Vaillé e Nina Costa Reis, a ocupação este ano teve o número de inscrições multiplicado: 400 artistas, todas mulheres.

"Nina e eu já tínhamos uma pesquisa de dois espetáculos femininos. Em um encontro com a Monique Vaillé, na ocupação 'Que Legado!', conversávamos sobre a necessidade de conhecer todos os tipos de artes de todos os tipos de mulheres. Juntei Monique e Nina, e começamos então a melhorar essa ideia. Cada convocatória tem o prazo de um mês, e ela sempre acontece via internet", esclarece a produtora cultural Aline Mohamad.

A ocupação é composta por cinema, teatro, dança, música, performance, exposição, poesia, projeções, roda de bate-papo e transmissão ao vivo. Monique detalha as novidades da nova edição.

"Aumentamos o número de artistas selecionadas. Temos mais shows. Temos a estreia de um longa-metragem e de um curta. E tem um sarau em homenagem a Marielle Franco no dia 13 de maio, às 20h30", conta Monique. "É muita coisa. São 73 projetos nessa segunda edição".

PROTAGONISMO NAS ARTES

Reunindo um número expressivo de artistas para apresentar à população um evento também organizado por mulheres, o 'Ovárias' pretende apresentar um movimento cultural na cidade, colocando em destaque a mulher na cena cultural carioca.

"Se torna fundamental abrir espaço para as manifestações artísticas em um momento tão difícil, com nenhuma verba e incentivo para a arte na cidade. É um ato político fazer arte hoje em dia! Além disso, fomentar o diálogo do que é ser mulher nos dias de hoje se tornou urgente", acredita Nina.

"É muito gratificante ver trabalhos que surgiram em 'Ovárias' seguirem seus rumos. O engajamento das artistas e o quanto elas se disponibilizam a estar junto em tudo é o que faz tudo ficar mais forte e potente".

Laurinda Santos Lobo, que dá nome à casa ocupada em Santa Teresa, foi conhecida por reunir intelectuais e artistas da cena cultural carioca lá no lugar, que foi um ponto badalado da vida cultural carioca. Para ver a programação completa do evento, acesse a página da ocupação 'Ovárias' no Facebook. Mais informações: 2215-0618.

Você pode gostar
Comentários