Luana Xavier - Ernesto Xavier
Luana XavierErnesto Xavier
Por BRUNNA CONDINI

Rio - A força e a doçura transmitida nas fotos feitas exclusivamente para esta edição são de família. Luana Xavier, neta dos atores Chica Xavier e Clementino Kelé, também é atriz e está no ar como Mercedes em 'Orgulho e Paixão'. "A Mercedes é funcionária da casa de Julieta Bittencourt, que é a rainha do café, interpretada pela maravilhosa Gabriela Duarte. Ela tem uma relação de confiança com os funcionários e espera o mesmo em troca", esclarece.

E comenta sobre a trama: "Com a ida da Julieta para o Vale do Café, a Mercedes ficou responsável pela mansão de São Paulo, que se tornou central na história".

Carioca, nascida na Zona Oeste da cidade, a atriz de 30 anos mora com a avó em Sepetiba. Dos avós herdou o interesse pela arte. Tanto que, por vontade própria, buscou cursos de interpretação aos 9 anos.

Mas a profissão nem sempre foi uma certeza. "Tive inseguranças no início, porque a conversa que sempre tinha com eles era que a carreira de ator é instável. Tanto que fui fazer faculdade de serviço social na UFRJ", lembra Luana, que é cria do teatro. "Tinha medo, mas já passou. Entendi que o que é nosso vem pra gente de qualquer maneira, arruma uma forma de chegar".

HERANÇA ESPIRITUAL

Praticante de umbanda e yalorixá como Chica, função comumente conhecida com o termo 'mãe de santo', Luana herdará o terreiro da avó. "Quando ela não estiver mais no plano terrestre, quem assume todo comando da casa de santo sou eu. Mas tomara que ainda tenhamos minha avó muito tempo aqui", deseja.

"Hoje em dia, sou eu quem comando tudo que acontece no terreiro. Até pra ir pegando a experiência na função, ela vai deixando que por ora eu comande. É uma responsabilidade muito grande".

Luana e Chica Xavier - Arquivo pessoal

HOMENAGEM

A admiração pela matriarca é tanta que a atriz conta que usa no folhetim das seis uma réplica do brinco de Chica Xavier.

"É uma marca registrada da minha avó. É um coral vermelho, que simboliza Iansã, que é o orixá que toma conta da vida dela e é meu orixá de cabeça também. Ganhei de presente dela essa réplica há alguns anos. O dela, ela não tira de jeito nenhum. A única exigência que ela sempre teve em trabalhos artísticos é não tirar. Ela brinca dizendo que é como se fosse uma tatuagem. Achei que seria uma bela homenagem a ela", conta a atriz, que também fez uma participação na novela 'Sol Nascente', como uma personagem curandeira, inspirada na avó.

LEGADO

Emocionada, Luana salienta a sabedoria da avó e o quanto ela é querida no meio artístico.

"Tudo na vida é ser neta dessa senhora. Digo isso sem nenhum exagero. Na Globo tem gente que já trabalhou com ela em várias produções, e pode parecer petulância o que vou dizer, mas minha avó é unanimidade. Todos têm ótimas lembranças, dos trabalhos, de conselhos recebidos. É muita responsabilidade ser neta de uma mulher assim", confessa.

"Era um sonho dar continuidade ao legado da minha avó, que começou no teatro, mas ficou conhecida aqui e lá fora através da TV. Ser neta dela é sorrir sempre. Ela é sabedoria, amor e fé".

E a atriz completa: "Acho que, independentemente de religião, temos que ter conexão com uma força, é importante. Não saio de casa sem uma oração. Fé é linda independente de religião".

REDE SOCIAL

Ela usa e abusa da internet para fazer graça com os bastidores do mundo da fama.

"Sempre enxerguei o Instagram como uma ferramenta profissional, mais seguidores para conhecerem meu trabalho. Mas as pessoas começaram a curtir as brincadeiras. E minha vida é essa mesmo: um dia no busão lotado e no dia seguinte numa festa no Copacabana Palace com o Hugo Gloss, que é inclusive uma pessoa que me deu as dicas de lidar com essa ferramenta. O Instagram mostra o mundo perfeito, maravilhoso. Então, minha onda é me divertir ali, e por ser de verdade, acho que as pessoas também curtem".

Luana lembra uma situação inusitada que viveu na passagem do ano e que reforça o 'expectativa X realidade'. "Essa história me fez ganhar muitos seguidores. Viajei para Fernando de Noronha com a Fernanda Paes Leme, que é minha amiga. Na volta, tivemos um problema no nosso voo e acabamos voltando de jatinho enviado pelo Neymar para buscar a Bruna Marquezine. Isso foi maravilhoso. E no dia seguinte, eu estava no ônibus lotado", brinca.

"Não acho difícil circular nos bastidores da fama e voltar pra realidade todo dia. Nasci e morei a vida toda em Sepetiba, vivi isso sempre, sou neta de atores. E continua sendo normal, natural. As pessoas no 'Insta' dizem que sou 'gente da gente'. E sou".

Luana Xavier - Ernesto Xavier

SONHO

Ela exalta a diversidade e defende o respeito à pluralidade em suas redes sociais também. "Quando se nasce mulher e negra no Brasil, já nascemos entendendo que vamos ter que lutar pra mostrar que podemos estar em qualquer lugar, como outra pessoa. É uma batalha diária. No Brasil, ainda tem uma barreira de cor. Já sofri muito racismo", diz.

E Luana completa: "Um grande sonho que herdei da minha avó é que ela diz que vai começar a entender que, no Brasil nos livramos da barreira do racismo, quando disserem apenas que Chica Xavier é uma grande atriz e não que é uma grande atriz negra. Eu concordo. E quando eu puder concorrer a todo tipo de papel. Meu grande sonho é poder viver da profissão".

Você pode gostar
Comentários