Matheus Corcione, Eli Ferreira e Licínio Januário: triângulo em cena - Divulgação
Matheus Corcione, Eli Ferreira e Licínio Januário: triângulo em cenaDivulgação
Por BRUNNA CONDINI

RIO - Na próxima terça, às 19h, no Teatro Eva Herz, Centro do Rio, estreia 'Será Que Vai Chover?', um espetáculo que valoriza o protagonismo negro. A atriz Eli Ferreira e os atores Licínio Januário e Matheus Corcione vivem o choque do encontro de diferentes visões sobre questões sociais da atualidade, e deste embate surge uma amizade e um triângulo amoroso.

"A peça é forte e necessária, mas nem por isso deixa de ser linda e poética. O texto aborda temas importantes e, em vários momentos, o público se identifica com as histórias", diz Eli. "O espetáculo faz parte de um trabalho do Coletivo Preto com a Príncipes Negros, de crítica aos papéis e às formas que os negros são normalmente representados. Eles vêm desenvolvendo projetos visando esse protagonismo em papéis com narrativas cotidianas".

A atriz conta que esse trabalho vem sendo desenvolvido há cinco anos e vem novidades por aí: "O teatro é o nosso carro-chefe, mas além disso promovemos debates. Estamos em fase de desenvolvimento de projetos audiovisuais e de um curso de formação para atores".

O autor Licínio Januário, complementa: "A gente vem tentando dar a representatividade que a televisão e o cinema não nos dão, com histórias que normalmente são representadas por atores brancos. Nesse espetáculo, trabalhamos a inversão de papéis. São quatro negros em cena e um branco. O que normalmente seria o contrário", destacou.

Você pode gostar
Comentários