Manobra de Heimlich, para acabar com engasgo infantil - coluna Aventuras Maternas - Divulgação
Manobra de Heimlich, para acabar com engasgo infantil - coluna Aventuras MaternasDivulgação
Por Aventuras maternas

Rio - De acordo com dados da Reanime-Rio, todos os anos no Brasil, mais de 700 crianças morrem vítimas de sufocações ou engasgos, cerca de 90% com menos de 1 ano. E é sabido que, geralmente, a obstrução acontece durante ou após a alimentação, e que pode acontecer com leite, sucos ou até mesmo água nos bebês menores nos maiores, normalmente ocorre com objetos.

José Antônio Pires, enfermeiro da Perinatal e especialista em engasgos, explica que o problema se dá por conta de uma obstrução nas vias aéreas, quando o alimento ou objeto 'vai para o caminho errado' e fica preso na traqueia. Mas é possível aprender algumas medidas preventivas que podem ser praticadas caso a criança engasgue, como a Manobra de Heimlich, um método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores, que induz a uma tosse artificial, que ajuda a expelir o objeto da vítima.

É importante lembrar que, mesmo depois do problema ser contornado de maneira correta em casa, ainda que não haja a necessidade de ir até um hospital, o pediatra deverá ser informado. Entretanto, alguns objetos não são expelidos por meio da manobra, como as tampas de caneta, por exemplo - hoje, elas possuem um furo que permite que, mesmo presa na traqueia, o bebê consiga respirar. Porém, somente no hospital será possível retirá-la.

"É muito importante aprender a fazer a manobra. Em diversos países esses procedimentos são ensinados nas escolas. É fundamental disseminar essa informação para que todos saibam o que fazer nesses momentos", finaliza o enfermeiro.

Para pais e interessados que querem aprender a fazer a Manobra de Heimlich e outros procedimentos que podem salvar vidas das crianças, como reanimação cardiopulmonar, com prática em simuladores, a Reanime-Rio vai realizar um curso dia 30 de junho, no Hotel Ibis Budget Nova America, com um investimento de R$ 80. Inscrições pelo e-mail: contato.reanime.rio@gmail.com.

Você pode gostar
Comentários