D MULHER - entrevista com a atriz Claudia Mauro no ar em '
D MULHER - entrevista com a atriz Claudia Mauro no ar em '"Jesus". Rj, 09 de agosto.Marcio Mercante / Agencia O Dia
Por BRUNNA CONDINI

Rio - Com quase 50 anos que serão completados em 11 de fevereiro , Claudia Mauro conserva uma menina dentro de si. Bem-humorada e direta nas respostas, a atriz dançava entre uma foto e outra desta edição. Sim, dançava. Aliás, ela faz balé desde os 3 anos. "Terapia pro corpo e pra alma", diz.

Se fôssemos pensar em uma trilha para este ensaio, seria facilmente 'A Menina Dança', dos Novos Baianos.

"Dentro da menina

A menina dança

E se você fechar o olho

A menina ainda dança

Dentro da menina

Ainda dança... Até o sol raiar".

A Maria de Nazaré da novela 'Jesus', da Record, falou dos desafios do papel, de maternidade após os 40, do casamento de 28 anos com o ator Paulo César Grande, da carreira premiada de escritora e de envelhecimento. Tudo sem noia.

Também pudera, Claudia continua linda. E ainda dança!

uns cremes. Mantenho o mesmo peso há muitos anos. Este ano é que me senti um pouco mais pesada. Mas acho que isso vem da alteração hormonal, de uma pré-menopausa”.

E ela fala abertamente sobre o período. “A alteração hormonal modifica um pouco seu corpo, a pele. Aí tem que observar, pra entrar bem nesse período”, afirma.

“Ainda não estou na menopausa, mas estou no período que antecede, o climatério. Acho importante entrar bem neste processo, cuidar”. A atriz não tem medo de envelhecer. “Se a mulher se prepara pra este momento, vira uma força da natureza. Traz sabedoria. E um filtro, pras escolhas, você se apropria delas. É a segunda metade da vida, você entra no segundo tempo”, diverte-se. “É importante se manter inspirada. A  mulher de 50 anos hoje representa a mulher de 30, 40 de outras épocas. Está superpoderosa. E falo de uma força interior. É um momento especial”, completa.

Celebrando tudo que viveu até aqui, ela tem desejos para as próximas décadas. “Torço muito para que o mundo esteja diferente daqui a alguns anos. Espero que na frente tudo de ruim que vem acontecendo no planeta vire luz. E quero continuar escrevendo. E claro, amor, amigos ao redor, copo de vinho e mergulhos no mar”, gargalha.

Catarse no teatro

Amanhã, Claudia reestreia a sétima temporada da peça ‘A Vida Passou Por Aqui’, no Teatro Laura Alvim, em Ipanema. Pelo espetáculo ela foi vencedora do APTR 2017 de melhor texto. “Essa peça foi um divisor de águas”, diz.

O argumento foi criado a partir da experiência pessoal dela com sua família, mais especificamente com sua mãe, hoje com 77 anos. E lança um olhar otimista sobre o envelhecimento e as angústias da vida, celebrando a amizade. “Vai ser difícil escolher uma personagem depois da Silvia, da peça. Faço a minha mãe. E nisso vem minha avó, avô. É muito especial”, conta. “É muito louco porque minha mãe estava muito bem há três anos, e veio esse AVC. Deixou sequelas. Perdi meu pai no meio do caminho. Eles eram muito amigos. Isso tudo está na peça. É uma catarse em cena. Começo a peça com 78 anos e chego a 20”.

A atriz revela que o texto vai virar filme: “Pela Forte filmes e vou trabalhar neste roteiro”. A criação só vem rendendo bons frutos. “Domingos de Oliveira foi assistir, e ficamos muito amigos. Estou escrevendo com ele o ‘Mulheres de 50’, uma série pro Canal Brasil. São seis roteiristas, e escrevi três episódios”, vibra. “Tenho muitas histórias pra contar. Me sinto preparada para falar sobre muitas coisas. Isso é realizador, é o que mais quero fazer agora”.

Você pode gostar
Comentários