A websérie 'Rebecca' - Reprodução
A websérie 'Rebecca'Reprodução
Por Gabriel Sobreira

Tudo começou como um espaço para divulgar vídeos familiares. Mas há algum tempo, o canal Demais é utilizado no YouTube pela atriz Mariana Lewis, 14 anos, como plataforma para passar mensagens de sustentabilidade, fazer séries, filmes, ganhar prêmios nacionais e internacionais e, de quebra, ter um portfólio de 510 mil inscritos.

"Dá para fazer dinheiro no YouTube. Não é muita coisa", entrega ela, que está no nono ano do Ensino Fundamental e ensina o caminho do ouro. "Tem que ter persistência, postar todo dia porque você gosta e não porque vai ganhar muito dinheiro", completa.

SEREIA

Entre os vídeos mais assistidos estão 'Meninas Sereias de Angra' (mais de 6 milhões de visualizações) e 'Menina Sereia Mariana' (mais de 5 milhões). "Sempre fui apaixonada por sereia. Algumas fãs acreditam que sou sereia de verdade e eu confirmo (risos). Se chover, estou ferrada, porque em contato com a água surge uma cauda de sereia", brinca ela, que pensa estudar Psicologia.

"A internet é o presente e o futuro. É um espaço para eu divulgar o meu trabalho e não ficar parada esperando alguém me ligar para fazer teste. Eu ligo a câmera e faço", afirma Mariana, que mora em São Conrado e é de família classe média — o pai ajuda na direção e no roteiro e a mãe, na produção. "É um canal família. Por trás das câmeras, a gente está sempre se ajudando", diz ela, que está solteira.

DINÂMICA

A adolescente conta que as gravações são divididas por blocos/temporadas, e a ideia é que cada uma seja realizada no máximo em quatro dias. "Sempre estamos com algum projeto novo, escrevendo um roteiro. Em breve, vamos lançar uma temporada de suspense", avisa ela, que está no elenco de 'Macbeth — Rei do Morro', filme baseado na saga de William Shakespeare, contado pela perspectiva de traficantes de um morro do Rio de Janeiro. O projeto foi indicado na categoria 'Best Drama' da Stareable, uma comunidade de criadores de webséries, em Nova York.

"É incrível ver como a coisa foi tomando essa proporção", comemora Mariana, que já ganhou prêmios em Miami (melhor série juvenil por 'Encanto da Sereia', em 2018) e na Itália (melhor atriz juvenil no Apulia Webfest 2019). Isso tudo sem contar indicações em festivais na Alemanha, Coreia do Sul e novamente na Itália, no Festival da Sicília, em agosto.

RECEITA

Mariana diz que gravar não é fácil. "Dá trabalho, mas a gente adora, gosta de atuar, de estar junto. É um processo que a gente curte", conta ela, que credita as vitórias nos festivais também ao vasto leque de material veiculado no canal Demais. "Quanto mais vídeos você tem, mais você manda, e eles têm mais opções para escolher. Além disso, quanto mais você faz, melhor você fica", frisa a youtuber.

 

Você pode gostar
Comentários