Maíra Lewin, organizadora profissional responsável pelo método Equilibre-se - Aventuras Maternas - Divulgação
Maíra Lewin, organizadora profissional responsável pelo método Equilibre-se - Aventuras MaternasDivulgação
Por O Dia

A vida de mãe não é fácil. Some às tarefas maternas o empreendedorismo. A artesã Aline Almeida conta que dar atenção a seus dois meninos, sem rede de apoio, e dividir seu tempo com as tarefas maternas e o trabalho, às vezes, é mais do que complicado. "Tem dias que é um caos mesmo. Durante a semana, minha vida se resume, literalmente, a trabalhar enquanto seguro meu filho mais novo. A gente se adapta porque é preciso, mas quem disser que é fácil está mentindo", diz.

Maíra Lewin, organizadora profissional responsável pelo método Equilibre-se, que ensina em aulas virtuais, mães a otimizarem o tempo e ter mais produtividade, explica que, de forma geral, as mães sofrem uma sobrecarga de tarefas familiares e domésticas, seja trabalhando fora ou em home office. "A maior dificuldade de quem trabalha em casa é ter que gerenciar tudo ao mesmo tempo. As rotinas pessoal e profissional ficam muito misturadas e lidar com isso tende a ser complicado", pontua. Mas ao aprender a criar o seu próprio sistema de organização, as mulheres identificam e valorizam as suas prioridades no dia a dia, organizando os seus papéis nas inúmeras demandas que surgem durante o processo. "Ela percebe que não precisa dar conta de tudo. Sempre podemos reduzir, facilitar ou eliminar tarefas ou objetos e tornar a nossa vida mais fácil. E isso significa também delegar, inclusive para as crianças", esclarece.

O programa, que tem três módulos, fala sobre organização do tempo, da casa e do negócio. No primeiro, é ensinado como definir e seguir prioridades, planejar a agenda e a rotina, favorecer a concentração, ter listas de tarefas que funcionam e como tirar os objetivos e projetos do papel. No segundo, há dicas de como organizar e colocar a casa para funcionar da forma mais eficiente possível, para abrir espaço para o que realmente importa. "Com a rotina sob controle, a gente consegue ser mais produtiva com mais tranquilidade", comenta Maíra. Já no terceiro módulo são oferecidos conceitos e ferramentas práticas de Gestão da Qualidade para garantir que o trabalho será feito e organizado com foco em resultado. "A mulher aprende a aproveitar ao máximo os recursos disponíveis, inclusive seu tempo e atenção, seja qual for a sua área de atuação ou tamanho. Aprende, ainda, como delegar, definir e monitorar indicadores, priorizar tarefas e agir de forma estratégica no desenvolvimento do negócio", complementa.

 

Você pode gostar
Comentários