Noemia Oliveira em ensaio especial em comemorando o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha - Prema Surya
Noemia Oliveira em ensaio especial em comemorando o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e CaribenhaPrema Surya
Por O Dia

Rio - Cores e estampas compõem as vestes que funcionam como um manto sagrado. Acessórios marcantes trazem a imponência que a ocasião pede. E o turbante, uma espécie de coroa, consagra com perfeição este ensaio estrelado pela atriz Noemia Oliveira. Os looks, diz ela, empoderam e enfatizam a mulher que ela é, e reafirmam quem ela ainda quer ser.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, comemorado no dia 25, O DIA convidou a artista do Porta dos Fundos, a primeira profissional negra a ser contratada pela produtora de vídeos, para posar para esta edição, usando apenas produções de afrocriadores.

Noemia Oliveira conta que ficou muito empolgada com o ensaio. "Foi uma honra vestir peças com um significado ancestral tão forte, que valorizam minha história e acentuam minha beleza. Me senti muito rainha", diz. "Fiquei extremamente feliz com o resultado. Eu me olhava no espelho e dizia: 'Eu sou muito linda'. A gente precisa falar isso porque a verdade é que vivemos em uma sociedade que nos nega essa sensação constantemente por ter como referencial de beleza a estética branca. Essa lógica muitas vezes reforça para nossas crianças negras que o cabelo delas é ruim, que o nariz é feio e que tudo que é nosso não é bonito. Amo a força da nossa imagem", completa.

Ensaio especial em comemorando o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha - Prema Surya

NA LUTA
Segundo a atriz, a data é importante para enaltecer todas as mulheres que lutaram e fizeram a diferença. "Penso que é um momento para celebrar nossas ancestrais. Dia em homenagem a Tereza de Benguela (líder quilombola) e tantas outras que resistiram e abriram caminhos para que eu chegasse até aqui: no cinema, no teatro, no Porta dos Fundos. Para mim, é dia de lembrarmos que estamos juntas, movendo passo a passo uma estrutura social que não nos acolhe ou nos reconhece enquanto indivíduos, mas que sempre fez uso da nossa humanidade. Eu me espelho nelas e sigo adiante celebrando as minhas/nossas conquistas e enfrentando batalhas com mais energia, sem perder a ternura", diz.

Ensaio especial em comemorando o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha - Prema Surya

NA MODA
A atriz, que também está em cartaz no teatro Oi Futuro Flamengo com a peça 'Eu, Moby Dick' até o dia 28 de julho, viu no ensaio uma forma de ampliar sua visão de moda e ainda se encantou com algumas peças. "Amo me vestir bem, o que, para mim, significa me sentir bem. Prefiro as roupas que além de lindas são confortáveis. Nunca vesti terninho, por exemplo, mas neste ensaio percebi que é uma possibilidade incrível. Tem roupa que parece que veste a gente, né? Sabe aquela que as pessoas falam: 'Parece que foi feita pra você!' As roupas eram a minha cara, mas confesso que a bota me tirou o fôlego. Tenho 1,89 m de altura. Sou grande desde pequena (risos). Nunca foi fácil achar sapato pra mim. Fiquei muito feliz em saber que existe uma marca com tanta identidade e excelente qualidade que pensa nas mulheres altas e fabrica números grandes", finaliza. 

Você pode gostar
Comentários