Heslaine Vieira - @edurodriguesofficial
Heslaine Vieira@edurodriguesofficial
Por Juliana Pimenta

Rio - Em um momento em que o debate sobre igualdade racial ganha maiores dimensões em todo país, é bom lembrar que, para construir uma sociedade antirracista, é preciso também que homens e mulheres negras estejam em posições de destaque na sociedade. Aos 24 anos, Heslaine Vieira é a única protagonista negra no ar em novelas da Globo.

"Sou muito grata pelas oportunidades que tive. Mas, se me pergunta, quantas protagonistas ainda quero viver? Quantas vilãs, médicas, doutoras? Muitas! Sonho que isso pare de ser exceção. Queremos isso para todos nós. É isso que espero e sonho: Protagonismo para o povo preto! O imaginário da sociedade que vivemos precisa ser transformado e essa é mais uma oportunidade para isso!", destaca a Ellen de 'Malhação - Viva a Diferença'.

Assim como no cotidiano da população negra, Ellen e seu irmão Anderson (Juan Paiva) apresentam, no núcleo periférico da trama, uma rotina de preconceito e superação. "Eu vejo praticamente todos os dias e comento com quem me acompanha nas redes sociais. É uma honra estar de volta no ar com esse projeto tão necessário, sobretudo nesse momento. É muito significativo. A Ellen me traz a sensação de eterna gratidão. Ela é humana e necessária. Esse é meu maior orgulho!".

Trilha de sucesso

Pelo trabalho, Heslaine recebe elogios até hoje, quase três anos após a estreia. "Malhação é uma novela que trata da juventude, mas alcança senhores, jovens adultos, adolescentes e até crianças. Isso me emociona. 'Viva a Diferença' fala de amizade e de personagens humanos e quem não quer se reconhecer na tela, não é mesmo?! A identificação com a história, com as personagens e com os assuntos, na minha opinião, fez com que conseguíssemos ficar mais próximos das pessoas. Tão perto a ponto de questionarmos juntos diversos assuntos", destaca sobre a edição, que foi vencedora do Emmy Internacional em 2008.

O sucesso de 'Malhação - Viva a Diferença' foi tanto que a história das cinco amigas não acabou ali. "'As Five' estão chegando agora no segundo semestre no Globoplay. Estamos muito empolgadas com o carinho das pessoas mesmo sem estrear. Principalmente porque foi um pedido de quem acompanhou a história e eles estão felizes como nós, por poder seguir falando sobre essa amizade. Particularmente, estou muito ansiosa para ver o resultado final", antecipa a atriz.

Heslaine também estará em 'Nos Tempos do Imperador', nova novela das 18h, da Globo, que será uma continuação de 'Novo Mundo', reprisada atualmente. "É uma personagem de grande importância. A Zayla, princesa da Pequena África", adianta a atriz sobre seu papel na novela, que teve gravações interrompidas por conta da pandemia.

Rotina de isolamento

Com o isolamento forçado, inclusive, Heslaine tem se dedicado a fortalecer sua personagem. "Estou aprendendo muito nesse período. Estudando muito para minha nova personagem que tem muito a dizer. Me dedicar a aprender tem tomado minha maior parte do tempo. Yoga e leituras com autores como Chimamanda também tem seu espaço por aqui. Agora, a cozinha tem ganhado minha atenção especial. Estou adorando me descobrir!", confessa a atriz, que tem se dedicado às orações e à meditação para amenizar a ansiedade da quarentena.

"Sinto muito a falta da minha família, dos amigos, da praia. A família a gente vê, nem que seja por foto/vídeo, embora a saudade esteja apertando a cada dia que passa. A esperança que passemos logo por tudo isso!", projeta Heslaine, que conta quais são suas séries preferidas.

"'Atlanta', 'Little fires everywhere', 'Selfmade' e 'Dear White People'.Temos muito para falar além de racismo. Inclusive aplaudir nossos artistas talentosos, falar sobre moda, beleza, medicina e economia. Precisamos de espaço e oportunidades! Somos muito mais que falar sobre racismo. Somos potência, beleza, ancestralidade e luta, também!", defende a atriz.

 

Você pode gostar
Comentários