Dira Paes - Nana Moraes
Dira PaesNana Moraes
Por Juliana Pimenta

Rio - Desde o início do isolamento, como se o aumento do número de mortos por coronavírus já não fosse preocupante o suficiente, o volume de denúncias de violência doméstica também deu um salto. De acordo com levantamento do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), os casos aumentaram em 50% desde março. No ar na reprise de 'Fina Estampa', na Globo, Dira Paes reconhece em Celeste, sua personagem, o drama vivido por muitas mulheres.

"Esse tema já foi importante naquela época e, infelizmente, ele continua atual e se tornou muito mais importante durante a pandemia. Porque não existe retrato mais aterrorizante do que estar confinada com o seu agressor", destaca Dira, que enxerga na dramaturgia o poder de ajudar as vítimas da vida real.

"Eu acho que a novela mostra uma mulher que supera esse momento. A novela faz com que as mulheres se sintam estimuladas a romper com esse ciclo de violência e acaba que, nesse sentido, a novela cumpre o seu papel social", defende a atriz, que pondera: "A Celeste é uma mulher brasileira que conseguiu superar um trauma muito duro, e eu vejo a mulher brasileira como uma heroína que consegue ter habilidade para lidar com tantas coisas ao mesmo tempo. Mas é importante frisar que essa heroína precisa de amparo. Ela precisa de uma rede de acolhimento e, além da família e dos amigos, existem muitas instituições que trabalham nesse sentido".

Celeste (Dira Paes) em Fina Estampa - Divulgação

Rotina de isolamento

Sobre as múltiplas funções da mulher brasileira, Dira fala com propriedade. Isolada com os filhos Inácio, de 12 anos, e Martim, de 4, a atriz tem se desdobrado para entreter os meninos. "Tenho feito todos os personagens ao mesmo tempo: a mãe, a professora, a coleguinha que brinca de se sujar e rolar no chão, a que inventa brincadeira, a cozinheira. Enfim, todos os papéis em uma só pessoa. Não é fácil, mas é divertido. E a gente tem que aproveitar o momento da infância que é a coisa mais linda que existe. Nesse sentido, a gente está conseguindo vivenciar um momento que essas crianças jamais vão esquecer", diz.

A atriz faz o voto de que isso possa ser realidade também em outras famílias. "Eu torço para que todos consigam estar mais próximos das pessoas que amam o mais próximo possível, porque é muito bom amar e ser amado", declara Dira que, além das atividades dos meninos, tem se dedicado a outros talentos.

"Eu costumo dizer que o isolamento está servindo de lição para todos nós. No meu caso tem sido muito importante para eu organizar minha vida, minhas pendências, a minha casa. As coisas mudaram e é um momento de se ouvir. Talvez não seja o momento de tomar grandes decisões, mas é um momento de se ouvir. Eu tenho desenhado bastante, é uma coisa que gosto de fazer. Eu gosto de fazer desenhos livres, gosto de fazer rostos e tenho me exercitado nesse sentido. Fora devorar muitos filmes e ler muitos livros. E aproveitando para estar com a família", revela.

Dira Paes - Leo Aversa

Planos interrompidos

Mas, apesar de estar no ar em 'Fina Estampa', Dira sente falta do trabalho. "Fiquei muito feliz com a volta da novela porque nesse momento de isolamento dá a sensação de que você está trabalhando, de que você está ativa", explica a atriz, que teve que adiar por um tempo o lançamento de novos trabalhos.

"Tinham vários projetos e agora a gente está entendendo como vai ser o desdobramento deles. Mas só esse semestre eu teria o lançamento de dois filmes: o 'Veneza', do Miguel Falabella, e o 'Pureza', do Renato Barbieri. Dois longas que eu me orgulho muito de ter participado. E tinham alguns festivais internacionais marcados para viajar com esses filmes. Eu espero que as coisas se restabeleçam e a gente consiga fazer ótimas estreias", almeja.

 

Você pode gostar
Comentários