Enxaqueca é mais comum em mulheres! Conheça os mitos e verdades. Coluna da GardêniaReprodução da Internet

Ter dor de cabeça já é desconfortável, imagine quando ela surge muito mais intensa do que o normal? Isso é enxaqueca! Uma realidade para mais de 30 milhões de pessoas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A doença não tem cura e é mais comum em mulheres.

Infelizmente, ela nem sempre é levada a sério e muitas vezes é minimizada. Quem nunca ouviu um "toma um remédio que passa"? Mas será que passa mesmo?

Quem esclarece todas as dúvidas sobre o assunto é o neurologista Nicéas Tadeu de Oliveira Rodrigues, do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim:

As mulheres são mais propensas a sofrer de enxaqueca?
VERDADE! A enxaqueca é mais comum em mulheres, em grande parte devido às flutuações hormonais que ocorrem no corpo feminino, podendo ser potencializada por preocupações excessivas, ansiedade, tensão e estresse.

É possível prevenir uma crise de enxaqueca?
VERDADE! As crises de enxaqueca podem ser minimizadas ao identificar e controlar os gatilhos que as desencadeiam. Por isso, é importante observar os sinais que o seu corpo dá e buscar os cuidados adequados.

Tem cura?
MITO! Infelizmente, até o momento, não existe uma cura para a enxaqueca. No entanto, tratamentos eficazes estão disponíveis para ajudar a gerenciar os sintomas. Também há tratamentos preventivos disponíveis.

A alimentação pode influenciar o aparecimento da enxaqueca?
VERDADE! Certos alimentos e bebidas podem desencadear crises de enxaqueca em algumas pessoas.


Como cuidar das plantas no inverno?

Como cuidar das plantas no inverno? Coluna da GardêniaReprodução de Internet


Que tal manter suas plantas lindas e saudáveis mesmo durante o tempo frio?
Confira as dicas da Landscape Jardins:

- Na dúvida sobre a quantidade de água necessária para cada espécie, é possível colocar os dedos na terra e verificar a umidade do solo. Assim, será possível perceber o momento de regar novamente.

- Para quem está começando a cultivar plantas, um bom caminho é iniciar com tipos mais fáceis de cuidar e usualmente mais resistentes, como as suculentas.  No entanto, sempre verifique as suas particularidades.

- A Aloe Vera, conhecida popularmente como Babosa, é uma planta suculenta resistente, que pode suportar temperaturas até 5°C  
- Outros exemplos de flores que ganham destaque na estação são as Camélias (Camellia japonica), Crisântemos (Chrysanthemum), Ciclames (Cyclamen persicum), Gérberas (Gerbera jamesonii) e o Jasmim do inverno (Jasminum nudiflorum), como o próprio nome já diz.


Denuncie e proteja os animais!

Denuncie e proteja os animais! Coluna da GardêniaReprodução da Internet

Presenciou algum caso de abandono ou maus-tratos de animais? Denuncie, isso é crime! Todos animais têm direito à proteção. Você pode procurar a delegacia de polícia mais próxima ou fazer a denúncia através de canais telefônicos como a central Linha Verde do Ibama (0800 61 8080) e o disque-denúncia (2253-1177).
er a última”. (Kamala
Beleza da Alma
“Minha mãe olhava para mim e dizia: "Kamala, você pode ser a primeira a fazer muitas coisas, mas certifique-se de não ser a última”. (Kamala Harris)