Fórum de Feminicídio em Duque de Caxias - Divulgação
Fórum de Feminicídio em Duque de CaxiasDivulgação
Por O Dia
Duque de Caxias - Feminicídio é crime de ódio, e não de amor! Foi com base nesse tema que a Prefeitura de Duque de Caxias, com o apoio de diversos setores da sociedade civil, lançou na última quarta-feira, 12, uma campanha de enfrentamento à violência contra a mulher. A iniciativa teve início com cerimônia no Teatro SESI de Duque de Caxias.
Fórum discutiu crimes contra a mulher em Caxias - Divulgação
O município possui o recorde negativo de campeão nos índices de violência feminina no Rio de Janeiro, o que levou a Prefeitura a promover a campanha. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), somente em 2018, foram registrados mais de 3,8 mil casos na cidade.
Publicidade
"O combate à violência contra a mulher exige o envolvimento de todos. A iniciativa da Prefeitura é excelente e chega em boa hora, já que infelizmente os casos na cidade são recorrentes. A expectativa dos organizadores é de que o fórum de discussão permanente ajude a educar para reduzir os casos. Vamos atuar juntos, com conscientização e ação para prevenir e combater os crimes”, explicou a delegada titular da DEAM, Drª Fernanda Fernandes.
Os debates aconteceram em dois momentos, com painéis e discussões sobre o tema, apresentação do número de casos de violência no município e as iniciativas de combate desenvolvidas pela Prefeitura, através dos seus equipamentos públicos, e pelos órgãos de segurança.
Publicidade
Atriz Cristiane Machado emocionou com depoimento sobre agressão - Divulgação
O evento de lançamento contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, além de pessoas ilustres como o Pastor Cláudio Duarte, a apresentadora da TV Bandeirantes Gardênia Cavalcanti, a atriz Cristiane Machado, vítima de violência após ser agredida pelo ex-marido, a delegada titular da DEAM de Duque de Caxias, Dra Fernanda Fernandes, representantes da OAB, do Ministério Público e Defensoria Pública, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Firjan Caxias e Região, Câmara Municipal e do 15º Batalhão de Polícia Militar.
Publicidade
Prefeitura e diversos órgãos estão mobilizados contra feminicídio - Divulgação
Centro de monitoramento

Para tentar diminuir os índices de violência, a Prefeitura de Caxias já concedeu à Deam acesso para a Central de Monitoramento e Controle do município, além de todas as câmeras de vigilância que mapeiam a cidade. O município ainda conta com o Centro de Referência do Homem (CRHomem), um espaço voltado para reduzir casos de agressões a mulheres através de um trabalho com os homens, desnaturalizando a violência e frisando para eles que é crime.